Como ter mais tempo: 5 dicas para organizar melhor seu trabalho

Você já perdeu o prazo para entrega de um trabalho? Esqueceu de anotar o endereço de uma reunião importante? Vai precisar fazer hora extra porque não deu tempo de cumprir todas as tarefas durante o expediente? Então é provável que você esteja precisando de uma ajuda para administrar melhor o seu tempo no trabalho.

 

Mas não se preocupe, isso é mais comum do que você imagina, mas neste post vamos te dar dicas para você se organizar melhor no trabalho e alcançar resultados. Confira!

 

1. Dê prioridade ao que é muito importante

A todo momento você deve se questionar sobre o que é importante e o que é urgente. A tarefa importante sempre é aquela que contribui para os resultados que precisam ser alcançados. Já as urgentes são aquelas que tem um prazo próximo para ser entregue.

 

Vale lembrar que nem sempre o que tem prazo próximo é o que mais contribui para os resultados e nem sempre o que contribui para os resultados é urgente. É preciso saber optar por cada tarefa, mas sempre com foco nos resultados.

 

2. Delegue tarefas

Seus compromissos nem sempre precisam ser realizados apenas por você. Em muitos casos é mais fácil delegar tarefas aos colegas que estão capacitados e muitas vezes servem de apoio ao projeto. Evite perder tempo centralizando tarefas de baixa prioridade.

 

3. Procrastinar? Nunca!

Nunca deixe para o dia seguinte o que você pode finalizar o quanto antes. Adiar tarefas afeta sua saúde e qualidade de vida em longo prazo. Desmembre uma tarefa em pequenas ações e tentar realizá-las dentro do prazo limite.

 

4. Você é quem cria seu tempo

Em algum momento da vida, todo profissional vai reclamar sobre sua falta de tempo. Apesar disso, muitos não se dão conta que são eles próprios que acumulam compromissos desnecessários na agenda.

 

Elimine esses compromissos que não o levam adiante; acorde uma hora mais cedo; delegue tarefas; não assuma mais do que você pode cumprir – estas são ações excelentes para se ter mais tempo.

5. Automatize processos lentos

Podemos perceber que apenas os grandes processos são levados em consideração quando se fala em automação. Isso realmente pode ser bastante lucrativo para qualquer negócio, mas existe algo que poucos pensam sobre: a automação de pequenos processos.

 

Encontrar resoluções para coisas pequenas durante seu dia, fará você ganhar muito tempo para realizar suas tarefas no trabalho. Para isso, é recomendado que você faça uma reflexão do seu dia de trabalho e veja o que pode você pode fazer para automatizar certos processos.