4 dicas para reter talentos na sua empresa

Como sabemos, profissionais de qualidade são essenciais para o bom andamento de uma empresa. Apesar disso, conquistar o comprometimento dos funcionários não é uma das tarefas mais fáceis.

 

É comum ver em empresas colaboradores que recebem treinamento, mas com o tempo acabam deixando a organização e indo para a concorrência. Sendo assim, a retenção de talentos se faz um fator importantíssimo para não perder os investimentos feitos em capacitação.

 

A seguir, veja algumas dicas que podem ajudar na retenção dos colaboradores.

 

1. Ofereça um plano de carreira

 

O plano de carreira vem deixando de ser apenas um benefício oferecido pelas empresas e passou a ser um plano individual, no qual cada um traça seus próprios objetivos. Seus colaboradores gostam de saber que na sua empresa existe um plano de carreira e, assim, ele pode investir no seu crescimento.

 

2. Escute seus funcionários

 

Seus funcionários são uma grande fonte de informações, ideias e sugestões, que podem mudar completamente o rumo da sua empresa, aumentar a produtividade, corrigir problemas e tornar seu cliente mais satisfeito. Apesar disso, em muitas vezes ele não é utilizado para esse fim, pois as empresas ainda não sabem ouvir seus funcionários.

 

Portanto, extraia o melhor que eles têm a oferecer. Abra espaço para sugestões, dê liberdade e estimule uma visão de questionamento. E claro, sempre fique disponível para ouvir o que as pessoas têm a dizer.

 

3. Promova o bem-estar organizacional

 

Melhore o clima no ambiente de trabalho estimulando a prática de esportes, promova campeonatos internos ou disponibilize áreas de lazer. Outra boa ideia também, é ter um ambiente propício para que seus colaboradores possam bater um papo e tomar um café fora da mesa de trabalho. Isso pode fazer toda diferença para eles!

 

Você pode ler outro post aqui do blog onde abordamos o que as melhores empresas para se trabalhar têm em comum. Confere lá!

 

4. Estimular a troca de ideias

 

Abra espaço para sugestões, dê liberdade para sonhar, estimule uma visão de questionamento e desafio do convencional. E claro, sempre fique disponível para ouvir o que as pessoas têm a dizer. Pode acreditar: elas irão contribuir fortemente para a empresa se transformar.

 

Conseguir reter talentos na empresa está intimamente ligado à valorização das pessoas. Uma boa forma de iniciar é alinhar as expectativas dos funcionários aplicando uma pesquisa sobre o clima organizacional para identificar os pontos fortes e as oportunidades de melhoria.

 

Quer conferir mais dicas e soluções para o sucesso do seu negócio? Então curta nossa página no Facebook e mantenha-se atualizado!