5 motivos para você tomar café diariamente

O café enfrentou uma má reputação por muitos anos, mas seus benefícios para a saúde estão cada vez mais evidentes, já que frequentemente são publicados estudos comprovando suas vantagens – desde que consumido com moderação, é claro.

 

Essa bebida é o xodó do brasileiro: mais de 57% da população com mais de 18 anos toma, pelo menos, uma xícara de pela manhã. Ou seja, se nossa saúde dependesse somente do café, o brasileiro estaria e em dia com a saúde, não é mesmo?

 

Abaixo, listamos 5 motivos para você tomar café todos os dias. Confira!

 

1. Café pode evitar alzheimer

Consumir cafeína reduz as chances de idosos com comprometimento cognitivo leve a desenvolverem doença de Alzheimer, segundo uma pesquisa feita nas universidades do sul da Flórida e de Miami, nos EUA.

 

O estudo mostrou que nenhum dos participantes do estudo que beberam ao menos três xícaras de café ao dia foi acometido pela doença durante o período da pesquisa. Os pesquisadores acompanharam durante quatro anos 124 indivíduos de 65 a 88 anos.

 

2. Aumentar seu tempo de vida

A revista Nature Medicine publicou um estudo mostrando que o consumo de café pode evitar doenças cardíacas e aumentar a longevidade.

 

A pesquisa constatou uma relação entre o consumo periódico de café e o controle de processos inflamatórios, especialmente entre pessoas mais velhas. Escrevemos sobre esse assunto aqui no blog, você pode conferir aqui.

 

3. Ameniza os sintomas do Mal de Parkinson

Em 2012, o jornal Science Daily relatou num artigo que a ingestão diária de café pode contribuir com as pessoas que sofrem com o Mal de Parkinson a controlarem seus movimentos.

 

Segundo o autor da pesquisa, Dr. Ronald Postuma, o estudo mostrou que as pessoas que ingerem cafeína têm uma probabilidade menor de desenvolver o Mal de Parkinson. Além disso, a pesquisa revelou ainda que quem já sofre com a doença apresenta melhora nos movimentos.

 

4. Ajuda no bom funcionamento do fígado

Uma pesquisa publicada em 2006, realizada com 125 mil indivíduos ao longo de 22 anos, mostrou que quem consumia pelo menos uma xícara de café diariamente tinha 20% menos chances de desenvolver cirrose hepática (doença auto-imune causada pelo consumo excessivo de álcool).

 

5. Café faz você se sentir bem

De acordo com um estudo conduzido pelo National Institute of Health, nos EUA, pessoas que bebem quatro ou mais xícaras de café tem 10% menos chances de sofrerem de depressão do que aquelas que nunca bebem café. Acredita-se que esta sensação de bem-estar é por conta dos bons e velhos antioxidantes.

 

Então, o que achou deste post? Curta nossa página no Facebook e compartilhe com seus amigos.



CONTRATE AGORA