Descubra como o café pode te ajudar na disposição para o trabalho

O café é uma bebida amplamente consumida no mundo inteiro. No Brasil, não é diferente. São várias as ocasiões que uma xícara de café quentinho cai bem, inclusive durante a rotina de trabalho.

 

Diversas pesquisas apontam que são vários os benefícios que o café traz para a saúde, como, por exemplo, aqueles voltados para o sistema cardiovascular. Mas você sabia que ele também pode melhorar a sua concentração?

 

Conheça agora as vantagens que o café traz para o seu desempenho no trabalho.

 

Café aumenta a memória e concentração

 

Um dos benefícios mais evidentes do café é o aumento da memória e da concentração, fazendo com que a pessoa se sinta mais alerta e aumente o seu rendimento durante o tempo de trabalho. Isso acontece porque o café libera dopamina, uma substância neurotransmissora que é responsável por controlar as funções cognitivas.

 

A dopamina também ativa a memória, previne a demência, e ajuda a prevenir doenças como, por exemplo, o Alzheimer. Uma xícara de café também funciona como estimulante para o organismo, aumentando a produtividade e a disposição. Assim, você se mantém mais concentrado e disposto para realizar as tarefas do seu dia-a-dia.

 

Café aumenta o desempenho no trabalho e melhora o humor

 

Por ser um estimulante natural, o café acelera o sistema nervoso central, fazendo com que a pessoa se sinta acordada e mais alerta. Essa sensação de estar sempre cheio de energia é essencial para melhorar o nosso humor, já que nos faz sentir motivados.

 

O neurotransmissor dopamina também é o responsável por controlar o humor, melhorando o seu estado, aliviando o estresse, e proporcionando uma sensação de bem-estar ao longo do dia. Dessa forma, também nos sentimos menos estressados e ficamos mais animados.

 

Café melhora a atividade intelectual

 

Ao nos manter acordados, o café acelera processos cognitivos, que promovem uma resposta intelectual mais rápida da nossa mente e do nosso organismo. O nosso raciocínio lógico é ativado e podemos desempenhar melhor as nossas tarefas durante o trabalho.

 

O aumento nos nossos níveis de energia nos faz sentir menos cansados, já que o café eleva a adrenalina na corrente sanguínea. Assim, ficamos mais atentos e o nosso cérebro passa a trabalhar de maneira mais eficiente.

 

Benefícios além do trabalho

 

Os benefícios proporcionados pelo café vão além das melhorias no âmbito profissional, e podem ser aproveitados em várias áreas da nossa vida. A bebida ajuda, por exemplo, durante a prática de exercícios físicos, já que é um estimulante de ação dos músculos.

 

Os antioxidantes presentes no café são fundamentais para o bom funcionamento do nosso corpo, pois auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico, e combatem os radicais livres, diminuindo os riscos de doenças como o câncer. Essas substâncias também protegem a pele, o coração, e previnem dores de cabeça.

 

O café também ajuda a reduzir os índices de glicose no sangue, melhora o colesterol bom (HDL) e auxilia a queima de gordura. Assim, as chances de a pessoa desenvolver doenças como infarto e trombose são mais baixas. A saúde do coração também ganha melhorias com a bebida.

 

A pausa para o café é fundamental para proporcionar um clima bom no ambiente de trabalho. É nesse tempo que os funcionários interagem uns com os outros, promovendo uma socialização na empresa. E ter uma máquina de café disponível para essa ocasião é fundamental.

 

Gostou de saber mais sobre a importância do cafezinho no seu trabalho? Acompanhe nosso blog e fique sabendo mais sobre esse e outros assuntos.