Blog

5 dicas para aumentar a qualidade de vida no trabalho

Veja cinco dicas de como aumentar a qualidade de vida no trabalho de maneira simples, fácil e prática.

 

Um computador, cadeiras, internet, material de papelaria e uma mesa, será que é só isso o necessário para ter um bom ambiente de trabalho? A Smart Café sabe que a qualidade de vida vai muito além da estrutura física do ambiente de trabalho, e entende a importância que esse fator tem no sucesso de uma organização.

 

Seu trabalho também é sua vida

 

Uma coisa que ouvimos diversas revistas e especialistas falarem é do equilíbrio entre “trabalho e vida”, como se fosse possível separar os dois. Os brasileiros gastam cerca de 44 horas no ambiente de trabalho, por isso é necessário ter uma boa relação com os colegas, escolher algo que você realmente gosta de fazer e que o ambiente seja confortável.

 

Na hora de escolher um local de trabalho, a qualidade do ambiente é um fator que deve ser levado em consideração e muitos profissionais colocam isso na balança. As empresas que investem em um espaço com vantagens e benefícios tem uma retenção maior, ou seja, é um fator estratégico também para a organização.

 

Quer mudar seu ambiente para melhor com algumas medidas simples? Separamos cinco dicas fáceis que você pode usar para criar um ambiente melhor para todos.

 

Dica #1: Promova a comunicação

 

Uma mesa na qual todos sentam juntos, uma reunião semanal ou um chat em grupo pode ser o que falta na sua empresa. Conversas informais ajudam os colaboradores a se sentirem mais confiantes e fortalecem os laços, diminuindo a tensão no ambiente de trabalho quando algum assunto formal precisa ser levantado.

 

Para a geração mais nova, a comunicação no ambiente de trabalho é ainda mais importante. Em um artigo da Fast Company, 85% dos Millenials dizem que se sentem mais confortáveis quando podem conversar frequentemente com seus gestores.

 

Dica #2: Pense na luz

 

A iluminação de um ambiente é tão importante que a University of North Carolina fez um artigo inteiro sobre os efeitos da luz na produtividade.  

 

De todos os tipos de iluminação, a mais importante é a natural, que demonstrou aumentar os níveis de humor, energia, atenção e produtividade. Quando o assunto é luz artificial, o artigo indica que as luzes de tonalidade mais azuladas são ideais para aumentar a eficiência, enquanto as mais avermelhadas devem ser usadas em espaços de relaxamento e conforto.

 

Dica #3: Plantas são amigas

 

Ter uma planta sempre à vista torna o ambiente de trabalho mais bonito e melhora a qualidade de vida. Um artigo feito pela Healthline cita que, além de ajudar a diminuir a incidência e efeitos de doenças, plantas também promovem o bem-estar, positividade, otimismo e senso de estabilidade, sendo até mesmo aliadas na hora de combater a depressão.

 

Acha que não é possível ter uma planta no escritório? A gente te ajuda, confira esse artigo da Casa e Jardim sobre plantas que precisam de pouco sol e vivem bem dentro de espaços fechados.

 

Dica #4: Saia da rotina

 

Quando estamos focados em cumprir um objetivo podemos acabar nos perdendo na produtividade, ficamos presos nos mesmos comportamentos repetitivos sem notar. Por isso, uma das melhores formas de melhorar o ambiente de trabalho é sair um pouco da rotina, o lazer ajuda na criatividade e prepara a mente para novos desafios.

 

Com certa frequência organize almoços em grupo, pequenas competições, semanais e dias temáticos, comemorações de datas especiais, viagens e passeios, tudo que pode sair da rotina e ajudar o grupo a ficar mais unido e calmo.

 

Dica #5: Alimentação de qualidade

 

Existe alguma frase mais motivadora que “comida de graça”? Segundo a Forbes, mais da metade dos profissionais disse que uma boa alimentação gratuita é um fator muito atraente na hora de escolher uma empresa.

 

A alimentação é um dos aspectos mais importantes na qualidade de vida, os profissionais que passam longas horas no escritório precisam de opções saudáveis para manter a saúde, níveis de energia e também para relaxar no meio da rotina. Oferecer desde biscoitos e frutas até refeições completas na sua organização pode aumentar muito a atração e retenção de talentos.

 

A Smart Café acredita na qualidade de vida no ambiente de trabalho

 

Gostou das dicas? Com um pouco de iniciativa, é possível aplicar algumas delas hoje mesmo.

 

Na Smart Café acreditamos que uma boa qualidade de vida faz toda a diferença na eficiência de uma organização. Investir no ambiente de trabalho é uma forma de melhorar a vida e o desempenho dos seus colaboradores. Se existe um investimento que é um verdadeiro ganha-ganha, esse investimento é no capital humano e nos benefícios oferecidos dentro da empresa.

 

Independente do tamanho da sua organização, a Smart Café oferece diversas opções que vão desde máquinas de bebidas quentes até micro-markets inteiros que incentivam a alimentação de qualidade no ambiente de trabalho, que vão saciar o desejo dos seus colaboradores. O seu time agradece.

 

Aprenda a atrair e reter os melhores talentos

 

Se você quer acessar mais conteúdos de qualidade da nossa empresa, nos siga no Facebook e Linkedin.