Blog

Como o café melhora a comunicação no trabalho

Uma boa comunicação é um dos pilares de uma empresa eficiente. Mesmo com reuniões constantes, troca de e-mails, mensagens, telefonemas, às vezes parece que as informações não fluem. Uma pesquisa feita pela universidade de Lund (Suécia) descobriu que pausas para o café podem fazer toda a diferença na hora de melhorar a comunicação e o ambiente de trabalho.

 

Algo simples como uma máquina para fazer café e cappuccino pode mudar todo o ambiente de uma organização. Ficou curioso? Veja algumas das descobertas feitas pela pesquisa.

 

Motivo #1: A falta de formalidade ajuda na comunicação

 

Dentro do ambiente de trabalho, muitas vezes as pessoas deixam de se comunicar por conta da formalidade. Você acredita?

 

Se um estagiário inovador tem um projeto, dificilmente ele vai falar diretamente com o gerente em uma reunião, mas na hora do café ele pode comentar de modo informal.

 

Esse tipo de troca espontânea que a informalidade gera foi um dos motivos que levou Steve Jobs a projetar a sede da Pixar com isso em mente. Na Pixar, uma enorme sala de descanso congregava todas as áreas da empresa para incentivar o que Jobs chamava “colaborações não-planejadas”.

 

A pausa para o café cria um trânsito do formal para o informal, incentivando a troca de informações mais espontânea e livre.

 

Motivo #2: O café cria um grupo mais organizado

 

A pesquisa, que vai fundo na vida e cultura de uma organização, diz que hábitos como tomar café ajudam em três pontos práticos: descanso, prazer e estrutura.

 

Os hábitos diários são uma forma de criar estruturas que geram estabilidade. O café é culturalmente tão importante que todos os entrevistados da pesquisa tinham um horário específico do dia para a bebida.

 

Uma das entrevistadas, Fanny, disse  “Se eu não beber café na hora de sempre eu não consigo funcionar”. Essa regularidade da pausa para o café cria uma segurança na rotina individual e grupal, organizando os momentos de descanso ao longo do dia.

 

Motivo #3: O café cria um grupo mais unido

 

Os pesquisadores também apontaram três pontos emocionais da bebida no ambiente de trabalho: empatia, socialização e idealização. O ato de convidar alguém para tomar um café vai para além da bebida, na verdade é um convite para socializar, demonstrar afeto e criar laços.

 

Existe também um fator de idealização, o café é ligado com ideias de maturidade e produtividade. Um dos entrevistados, Hedvig, disse “Quando bebo sinto que sou um adulto, concentrado e bem-estruturado”. Ou seja, idealmente, o ato de tomar café é visto como uma forma de adultos produtivos criarem laços.

 

Fonte: pexels

 

As máquinas Smart Café ajudam a comunicação no ambiente de trabalho

 

Quando tomamos uma xícara de café muitas vezes não pensamos que esse ato tão rotineiro pode estar carregado de tantos significados. Uma análise mais profunda do hábito de tomar café demonstra que esse momento é utilizado por indivíduos e grupos para se organizarem, criarem laços e trocarem informações.

 

Assim como oferecemos uma xícara para aquecer quem vem nos visitar, no ambiente de trabalho ela serve como uma ponte para gerar conexões.

 

Na Smart Café sabemos a importância que uma máquina de bebidas quentes tem para aquecer a comunicação e a troca de ideias da sua empresa. Trabalhamos com diversas máquinas e planos, temos certeza que um deles é o ideal para estreitar laços entre você e a sua equipe.

 

INVISTA NA PAUSA PARA O CAFÉ

 

Se você gostou do nosso artigo e quer acessar mais conteúdo de qualidade e conhecer nossa empresa, nos siga no LinkedIn e no Facebook.



CONTRATE AGORA