Blog

Alimentação e trabalho dos colaboradores: 4 bons resultados dessa relação

 

Colaboradores felizes e satisfeitos com seu próprio trabalho concentram-se na estratégia geral e em decisões operacionais críticas. Por isso, organizações que levam a sério a união do bem-estar, alimentação e trabalho da equipe, ou seja, que garantem a satisfação do time, têm uma grande vantagem sobre aquelas que não o fazem. 

 

Construir um ambiente de trabalho centrado na saúde e bem-estar dos colaboradores facilita a atração de talentos e a promoção de fidelidade à empresa. 

 

Já pensou que os resultados que você tem tentado atingir há um tempo com seu time podem ficar mais próximos ao investir nessa estratégia? 

 

Listamos quatro possíveis ganhos de criar um ambiente de trabalho dedicado a garantir que os funcionários sejam felizes e saudáveis:

 

Resultado #1: relacionamentos interpessoais eficazes

 

Um ambiente ruim influencia a maneira como nos vemos e como vemos o mundo ao nosso redor. Quando nos sentimos mal sobre nós mesmos, somos rápidos em nos irritar, o que pode acabar gerando problemas como sono de baixa qualidade, síndrome de burnout, dentre outros. Tudo isso prejudica o desempenho no trabalho.

 

Esses não são bons alicerces para a construção e manutenção de fortes relações interpessoais, essenciais para o bom funcionamento de processos como inovação, criatividade e trabalho em equipe multifuncional.

 

Quer relacionamentos mais felizes e uma melhor saúde organizacional? Comece investindo em pequenos gestos como, por exemplo, um almoço com seus colaboradores.

 

Resultado #2: surgimento de ideias extraordinárias

 

Ter uma estratégia diferenciada daquela dos competidores é algo frequentemente impulsionado pela criatividade e pela inovação. E isso não acontece em salas de reunião: a verdadeira força motriz por trás desses processos está descrita no livro O Ócio Criativo.

 

De acordo com o professor e sociólogo Domenico de Masi, autor do livro, alegria e satisfação pessoal no dia a dia aumentam a criatividade, que, por sua vez, faz crescer o potencial de imaginação necessário a um melhor desempenho produtivo no trabalho.

 

Quer grandes ideias vindas do seu time? Permita momentos de relaxamento para aumentar o bem-estar da sua equipe.

 

Resultado #3: clientes mais felizes

 

Tudo o que um colaborador faz na empresa afeta a satisfação de um cliente. Um trabalhador animado, apaixonado e dedicado, portanto, transforma as relações com o consumidor do seu produto/serviço.

 

Ao ter profissionais mais saudáveis e felizes na equipe, os clientes da sua empresa serão nutridos pelo entusiasmo e, em troca, terão uma melhor experiência.

 

Quer clientes mais felizes e possível aumento da lucratividade? Experimente criar um espaço estimulante para seus colaboradores, como um micro market

 

Resultado #4: impacto positivo sua marca

 

Na era da transparência, a falta de bem-estar e a insatisfação com o trabalho acabam aparecendo  em sites como o Glassdoor (antigo Love Mondays), onde um número crescente de pessoas que procuram emprego estão verificando o perfil da empresa, antes de se candidatarem a vagas abertas. 

 

Não investir em bem-estar pode, portanto, afetar sua marca e a quantidade / qualidade de futuras aquisições de colaboradores.

 

Quer uma equipe mais coesa que defenda e gere valor para sua marca? Seu colaborador é seu primeiro consumidor, ou seja, invista no bem-estar, no ambiente adequado e nas habilidades de cada um para aumentar a confiança.

 

O resultado final

 

Saúde física, financeira e emocional estão todas interligadas e devem ser abordadas se você quiser ter melhores resultados de negócios e produtividade e, ao mesmo tempo, reduzir custos.

 

Caso você precise de alguma ajuda para alinhar bem-estar, alimentação e trabalho, pode contar com a gente. Somos experts em criar ambientes que estimulem os seus colaboradores, que melhorem o seu clima organizacional e consequentemente, a sua produtividade.



CONTRATE AGORA