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Clima organizacional: você promove relações de confiança com seus colaboradores?

Gerir uma equipe é um desafio diário. Cuidar das finanças, dos projetos e delegar tarefas, são situações que custam tempo dos gestores, que acabam por esquecer de promover o principal para o rendimento da empresa: um clima organizacional saudável, que promova os valores da empresa, bem como a qualidade de vida e o bem-estar dos colaboradores. Você já passou por isso?

 

O que sabemos é que sozinhos não vamos a lugar nenhum. E que todo o esforço pode ser multiplicado quando as equipes estão alinhadas e em busca do mesmo objetivo. Pessoas dependem de pessoas e, dentro do ambiente de trabalho, isso é ainda mais relevante. Mas, o que você precisa fazer para que a união entre seus colaboradores seja benéfica e acelere os resultados da gestão? Uma das alternativas é incentivar e promover relações de confiança.

 

E como fazer isso? Nesse artigo vamos ajudar você a lidar com esse desafio, e preparar a sua equipe e o seu ambiente de trabalho para o sucesso.

 

POR QUE AS RELAÇÕES DE CONFIANÇA CONTRIBUEM PARA O CLIMA ORGANIZACIONAL DA EMPRESA?

 

Segundo Jeffrey Sachs escreveu para a revista Época, sem ética, não há desenvolvimento econômico. Quando todos confiam, tudo flui sem a necessidade de análises excessivas e negociações penosas.

 

Quando um gestor constrói sua equipe, alguns elementos precisam ser levados em consideração, como as competências técnicas e comportamentais, trabalho em equipe, inteligência emocional, entre outros. A confiança no trabalho determina o grau de liberdade que um colaborador tem para agir, o que em grande parte determina o potencial que ele tem para dar sua contribuição à empresa, com opiniões acerca dos processos, compartilhamento de ideias e questionamento de processos e até mesmo decisões.

 

Um estudo realizado pelo neurocientista Paul Zak mostra que a confiança aumenta a ocitocina (o hormônio da felicidade) no cérebro, resultando numa melhor interação entre as pessoas.

 

À medida que os colaboradores confiam uns nos outros, eles se abrem ao diálogo franco, escutam feedbacks verdadeiros, desenvolvem a empatia e a generosidade em sua rotina de trabalho. Essas relações de confiança contribuem para maior produtividade, motivação no trabalho e a manutenção de um clima organizacional saudável que facilita a colaboração entre as equipes.

 

Ainda têm dúvidas? Imagine um grupo de pessoas dispostas a compartilhar informações, em que o erro é visto como parte do aprendizado e a colaboração é a principal chave para gerar inovação. Trabalhar com uma equipe assim é a certeza de gerar maior engajamento e produtividade no trabalho, certo? Pois esse é somente um exemplo de como as relações de confiança podem contribuir para o desenvolvimento da empresa e também das pessoas.

 

Nas organizações em que não há confiança, o nível de engajamento tende a ser mais baixo. E quando esse cenário acontece, traz muitas consequências negativas para o negócio, como o aumento de turnover, aumento de custos em recrutamento e treinamento, o que implica numa perda substancial do know-how necessário para que a empresa se torne referência do mercado, por exemplo.

 

No entanto, quando você investe em equipes com alto grau de confiança, há maior predisposição para ser criativo e inovador, sem medo de arriscar. Seu time vai pensar: “eu trabalho nessa empresa porque eles acreditam no meu potencial, me dão autonomia e se preocupam com minha qualidade de vida”. A criação de um clima em que o pensamento dominante seja esse é uma grande vantagem competitiva e o primeiro passo para o sucesso duradouro.

 

COMO APLICAR A CONFIANÇA PARA MELHORAR O CLIMA ORGANIZACIONAL NA SUA EMPRESA?

 

Empresas são feitas por pessoas, por isso, organizações que têm colaboradores motivados, engajados e felizes apresentam melhores resultados. E para que tudo isso aconteça, é necessário investir na construção do clima organizacional. É de responsabilidade do gestor adotar estratégias que mantenham essa motivação e desenvolvam o espírito de proatividade na equipe, incentivando os talentos a darem a sua melhor performance no dia a dia do trabalho.

 

Confira 3 pontos para você começar a estimular as relações de confiança na sua equipe.

1) Quanto mais transparente for a comunicação entre gestor e suas equipes, maior a confiança.

Uma equipe engajada só ocorre quando o gestor valoriza o trabalho de seus colaboradores e tem uma boa comunicação com eles, alinhando as expectativas no que se refere às atividades que serão desenvolvidas. Para ter os melhores profissionais, a empresa precisa de uma postura mais humana e verdadeira prezando a transparência.

2) Promova a qualidade de vida.

A qualidade de vida no trabalho contribui para a melhoria da produtividade dos colaboradores, que ficam mais dispostos e motivados, e aptos emocionalmente para entregar melhores resultados. A alimentação saudável é um dos pontos que mais ajudam os colaboradores a manterem o foco, porque estão obtendo o melhor resultado de sua saúde integral.

3) Invista em ambientes para saúde de seus colaboradores.

Os ambientes de trabalhos são de fundamental importância no desempenho e no grau de motivação da equipe. O clima organizacional representa a atmosfera psicológica da empresa. Um bom clima no trabalho, com a presença de espaços adequados, garante leveza e trabalho em equipe.

 

Uma opção é contar com locais que promovam a saúde e a integração dos colaboradores no escritório, como Micro Markets, um serviço de conveniência que oferece alimentos variados e disponíveis para que sua equipe tenha sempre à disposição diversas opções para escolher à vontade o que vai comer a qualquer hora do dia. Além da conveniência e disponibilidade, você ainda pode promover uma alimentação balanceada, com a tecnologia como aliada para promover o engajamento da equipe.

 

Nesse momento em que as empresas têm discutido as mudanças estruturais de seus espaços físicos, é cada vez mais necessário pensar em espaços funcionais que privilegiam a qualidade de vida e a integração da equipe. Não é coincidência que cada vez mais empresas estão investindo em open offices.

 

Promova as relações de confiança agora!

O gestor que investe na qualidade de vida no trabalho, consegue coordenar melhor seu time e trazer mais resultados para o negócio. Contar com profissionais motivados, comprometidos e capazes é essencial para que os resultados cheguem mais rápido.

 

Companhias que não valorizam seus colaboradores e não investem nas relações de confiança, colocam em risco seu próprio sucesso. Você concorda que não tem nada melhor do que um time engajado e confiável para estar ao seu lado se você tiver que atravessar uma crise? Então, o que está esperando para implementar mudanças e construir um clima organizacional mais rico e saudável na sua empresa?

 

Caso queira saber como criar espaços de integração para ambientes corporativos, nossos consultores estão dispostos a ajudar você nesse processo.



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