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Como descobrir a cultura organizacional da sua empresa

A maioria das empresas gostaria de criar um ambiente saudável para o bem-estar de seus funcionários. Um local que estimule a motivação e a colaboração entre as pessoas que frequentam esse espaço. Mas, existem diversos fatores que podem influenciar no sucesso ou fracasso dessa estratégia. Alguns deles podem até ser considerados como “abstratos” ou subjetivos, como, por exemplo, a cultura organizacional.

 

Afinal, quantas pessoas realmente param para pensar qual é a cultura da sua organização e como ela pode impactar no desempenho do trabalho? Identificá-la é muito importante, mas isso não é tarefa tão simples assim.

 

 

Por que é difícil identificar a sua própria cultura organizacional?

 

A verdade é que é difícil avaliar e entender sua própria cultura.

 

Quando as pessoas estão no trabalho diariamente, muitas das manifestações culturais passam despercebidas. Assim, fazer esse tipo de análise é muito parecido com tentar explicar a alguém como se faz para amarrar seus cadarços.

 

Quando você amarra seus próprios cadarços há muito tempo e de maneira tão automática, fica difícil descrever o processo para outra pessoa.

 

É por isso que, com a sua completa familiaridade com os ambientes, os processos e os colegas de trabalho, é necessário dar um passo para trás para que o ambiente de trabalho seja visto com novos olhos.

 

É difícil, mas não impossível. Em 3 passos, você pode começar a desvendar esse “mistério” que é a cultura na qual a organização está inserida, além de, depois, analisá-la.

 

 

Como descobrir sua cultura organizacional atual

 

Existem diversas formas para realizar essa tarefa, mas se quiser conhecer algumas das sugestões que podem fornecer as respostas que você procura, temos algumas opções, nada complexo ou demorado, baseando-se na simples observação do ambiente. Confira:

 

1- Observe de maneira imparcial

Observe tudo, colegas e ambientes, com os olhos de um estranho. Finja que você é um pesquisador observando um grupo inédito.

 

Faça a si mesmo perguntas como: Como são as interações entre as pessoas? Como os conflitos são resolvidos, se é que existem? Como os líderes interagem com os subordinados? Existe confiança nas relações entre os colaboradores?

 

 

2- Atenção às emoções

Emoções indicam quais são os valores de uma empresa, de forma subjetiva porém eficiente. As pessoas não ficam animadas ou chateadas com coisas que não são importantes para elas. Pensando nisso, aproveite para analisar esse fator.

 

Os colaboradores parecem engajados, empolgados, felizes, amistosos, rabugentos ou retraídos? Eles sorriem e interagem com você enquanto caminham por suas mesas?

 

 

3- Olhe para os objetos nas mesas e paredes

Observe as áreas comuns e arranjos de móveis. Eles são acolhedores ou são frios?
Esses locais costumam refletir, mesmo que inconscientemente, a forma como as pessoas interagem entre si e com os processos da empresa. Em outras palavras, a própria cultura organizacional.

 

 

Após identificar, avalie

Depois de descobrir a cultura organizacional da sua empresa, é fundamental definir se ela é algo que contribui para seus objetivos, se deve ser reforçada ou se é prejudicial, passiva de ajustes. Uma boa forma de fazer isso é por meio de entrevistas.

 

Entrevistar seus funcionários em pequenos grupos é uma boa. Durante esse processo, é importantíssimo observar os comportamentos e os padrões de interação das pessoas, assim como ouvir o que eles dizem sobre a cultura.

 

Como, normalmente, é difícil falar sobre temas considerados abstratos, você obterá o máximo de informações fazendo perguntas subjetivas, por exemplo:

 

  • O que você diria a um amigo sobre sua organização se ele perguntasse como é trabalhar aqui?
  • Qual ponto você gostaria de alterar aqui?
  • Que característica sua também pode ser percebida na empresa?
  • Que tipos de pessoas falham em sua organização?

 

Além disso, pesquisas escritas também podem fornecer informações sobre a cultura organizacional. É importante criar ou selecionar o conteúdo da pesquisa, informações coletadas nas etapas anteriores.

 

 

Descobrir a cultura organizacional para solucionar

Os resultados de sua avaliação vão mostrar se a cultura que você possui está alinhada com os objetivos da organização ou se ela precisa para mudar para realmente transmitir aquilo que é importante para você.

 

Quer uma forma natural de coletar esses dados tanto na etapa de pesquisa quanto na de avaliação? Veja o comportamento dos colaboradores em locais como aquela área em que eles estão reunidos para o cafezinho ou o lanche da tarde.

 

Ainda não tem um espaço assim na sua empresa? Além de ser um bom ambiente para pesquisar, você garante um local agradável em que os colaboradores vão se beneficiar tanto do café quanto do momento de relaxamento.

 

Aqui na Smart Café temos soluções adequadas para empresas de todas as culturas organizacionais.

 

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