Blog

Por que investir em espaços de descompressão na sua empresa?

Qualquer gestão que preza pelo bem-estar e qualidade de vida dos funcionários busca maneiras de promover esses fatores, pois sabe que uma equipe engajada traz muito mais resultados para empresa. Muitos gestores acreditam que quando o colaborador não desempenha adequadamente, o faz por insatisfação com a remuneração ou a falta de benefícios. Isso nem sempre é verdade. Muitas vezes, o motivo está ligado a um ambiente de trabalho que contribui para o baixo rendimento da equipe. Os espaços de descompressão surgem para auxiliar nisso e evitar que o estresse emocional, um dos maiores vilões quando se fala em produtividade, prejudique o desempenho das tarefas.

 

Mas o que são os espaços de descompressão? Como eles contribuem para o dia a dia da equipe? E como implantar um no seu negócio? Leia mais sobre eles e entenda por que promover um ambiente de trabalho saudável é um grande aliado para uma gestão transformadora.

 

 

O QUE SÃO OS ESPAÇOS DE DESCOMPRESSÃO?

As salas de descompressão são espaços dentro dos escritórios que oferecem aos colaboradores um momento para relaxar da rotina pesada, fazer um lanche e conversar com seus colegas de equipe. Esses ambientes são caracterizados por “quebrar” o padrão mesas, cadeiras e computadores, criando um ambiente mais casual e descontraído que promova e estimule a criatividade.

 

Seu principal objetivo é quebrar a rotina e dar um descanso à mente, criando momentos de bem-estar que tendem a aumentar a integração da equipe e a produtividade do empregado. Pesquisas apontam que profissionais que realizam curtos períodos de descanso são mais produtivos do que aqueles que trabalham por muito tempo sem parar.

 

Mas, por que a pausa é importante no ambiente de trabalho?

 

espaços-de-descompressao-saude-do-trabalhador

Quando você se dedica a uma tarefa por um período prolongado, é provável que comece a ficar cansado, sem conseguir avançar, pois, muitas vezes, as respostas, soluções ou ideias que você precisa, são bloqueadas pelo cansaço e estresse proveniente do desgaste físico e emocional.

 

Fazer uma pausa, fazer um lanchinho e tomar um café vão ajudar a melhorar a oxigenação do cérebro, aumentar a circulação sanguínea e acelerar o metabolismo, o que vai resultar num melhor raciocínio para a tomada de decisões. É assim que aquelas paradinhas estratégicas na rotina que aumentam a produtividade e estimulam o trabalho em equipe, criando oportunidades para a troca de ideias, soluções colaborativas e aprofundamento de relações entre os membros da equipe, reforçando o círculo de convivência.

 

No livro “Emotional Intelligence 2.0“, o autor mostra que não faz sentido trabalhar 8 horas direto. Baseado em um estudo feito pelo Draugiem, grupo de tecnologia da informação, que usou um programa de computador para medir quanto tempo os funcionários gastavam para cumprir diferentes atividades e medir o nível de produtividade, constatou-se que mais importante do que o tempo total da jornada de trabalho, era o modo como ela é estruturada.

 

Focar na mesma coisa durante horas a fio te deixará exausto, mas se você programar intervalos em um horários estratégicos, manterá seu nível de atenção, aumentará sua perspicácia e trabalhará mais concentrado e com mais energia.

 

Fazer intervalos em uma jornada de trabalho é importante não apenas para a saúde física, mas também para a inteligência emocional. É por isso que, apesar de parecidas na superfície, não se deve confundir tais pausas com procrastinação. Enquanto a procrastinação é um desperdício de tempo e um vilão da produtividade, a pausa programada é um investimento para o aumento da produtividade.

 

E é nesse contexto que os espaços de descompressão ajudam, estimulando a criatividade, otimizando processos, contribuindo para novas soluções e melhores resultados.

 

 

OS ESPAÇOS DE DESCOMPRESSÃO PROMOVEM A SAÚDE DO TRABALHADOR

 

Você sabia que os espaços de descompressão também podem prevenir doenças?

 

Muitas pessoas são afastadas do trabalho por doenças mentais ou problemas relacionados à postura, depressão, ansiedade, síndrome de Burnout (exaustão mental), lesões por esforços repetitivos, dores musculares, dores nas costas e na coluna. E estes são apenas alguns exemplos. Com uma sala de descompressão no seu ambiente de trabalho, você pode reduzir esses problemas, contribuindo para o alívio do estresse, e a melhoria da saúde física e mental da equipe.

 

saude-de-trabalhador

Valorizar os funcionários, oferecer melhores condições de trabalho, criar momentos de relaxamento em meio ao expediente que geram uma conexão maior entre as pessoas está em alta, principalmente no pós-pandemia. Não é coincidência que as melhores empresas para se trabalhar já tem seus espaços de descompressão, como o Google, Amazon, Nubank e Ifood.

 

Então, o que está falta para promover essa ideia na sua empresa?

 

 

A ALIMENTAÇÃO NOS ESPAÇOS DE DESCOMPRESSÃO

 

Agora que você entendeu a razão para contar com ambientes de descompressão que promovem a saúde e o bem-estar dos colaboradores na sua empresa, é hora de compor o espaço pensando na alimentação, certo? Afinal, um lanchinho é um excelente estímulo à interação, ajuda a promover encontros, e é um aliado do trabalhador que nem sempre quer se deslocar para almoçar ou lanchar.

 

Adaptar a estrutura da sua empresa aos espaços inteligentes, com a retirada de mesas e colunas que impeçam o diálogo dos funcionários e a colocação de mais luz natural e verde são boas opções. Outra sugestão é contar com ambientes de autoatendimento do tipo Micromarket.

 

O Micromarket é uma espécie de loja de conveniência dentro do seu escritório, que oferece uma grande variedade de alimentos e bebidas para consumo imediato. Através de um sistema totalmente automatizado, com o pagamento feito através de um self checkout, todo o processo de compra é feito de forma autônoma, sem a interveniência de qualquer pessoa.

 

Imagina quando bate aquela fome no meio do trabalho e você precisa sair para procurar um local pra comer? O Micromarket vem resolver exatamente essa dor. Através dele, sua empresa consegue oferecer bem-estar e conveniência à toda a equipe, além de servir como um elemento de percepção de um ambiente moderno e descontraído.

 

Conheça mais sobre esse serviço e os benefícios que ele pode trazer para o seu dia a dia e o de sua equipe:

 

QUERO CONHECER OS MICRO MARKETS

 

Na sua empresa há um espaço de descompressão? Quer ter uma sala dessas no seu escritório? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a instalar esse tipo de ambiente.



CONTRATE AGORA