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Food service: quais as tendências do mercado e por que sua empresa deve se adaptar a elas?

A cada dia que passa os gestores têm a mesma premissa em relação ao cotidiano do trabalho: conseguir maior produtividade na correria do dia a dia. Entretanto, se engana quem acha que produtividade é fazer mais coisas em menos tempo. O certo é fazer a mesma quantidade de tarefas de forma mais equilibrada e com mais qualidade. Logo, a questão passa a ser: como influenciar a qualidade do trabalho? A resposta é implantando um ambiente de food service.

 

Se alimentar fora de casa tem se tornado um hábito cada vez mais constante no cotidiano, devido a falta de tempo para dar conta de todos os compromissos. Uma pesquisa registrada pela Associação Nacional de Restaurantes informa que o mercado de alimentação fora do lar, em 2018, teve um aumento registrado em 3,5% em relação ao ano anterior. Alinhado ao faturamento da indústria de alimentos que cresceu 6,7% em 2019, há uma ainda uma expectativa que o setor alcance uma faixa de 230 bilhões de reais em 2020.

 

Esses números expressivos retratam como os gestores precisam se ater às tendências do mercado de alimentação e ter maior sucesso em sua empresa. Assim, estabelecimentos que estão alinhados com essa tendência de alimentação fora do lar e oferecem na gestão opções práticas e rápidas estão em ascensão.

 

Entretanto, muitos gestores ainda têm um pouco de dificuldade de entender por completo o conceito de food service. Será que é o seu caso? Como seus colaboradores estão se alimentando?

 

O que é food service?
O food service é um oferecimento de serviços alimentares, produção e distribuição de insumos para as pessoas fora de casa. Em outras palavras, são as alimentações fora do lar, sejam em fasts foods, restaurantes ou máquinas de auto alimentação, independente do horário, e on demand.

 

Comer algo rápido e saboroso se tornou a escolha ideal de muitos que não possuem tempo para cozinhar, para os que trabalham longe de casa, e para aqueles que raramente estão em casa nos horários das refeições. A rotina agitada, falta de tempo, os deslocamentos no trânsito ou nos aeroportos, e a vida cada vez mais atarefada são fatores que ajudam no sucesso desse mercado.

 

Então, porque minha empresa deve investir no food service?
O mundo está passando por uma época de transição com a transformação digital. Gradativamente, diversas funções estão sendo extinguidas e substituídas por máquinas que aceleram o processo de realização de tarefas e a otimização do tempo de um colaborador, que prefere se alimentar nas dependências ou arredores do escritório.

 

Passar ou não pela jornada digital não deve ser algo que precisa ser decidido, mas sim como será iniciado e o que é preciso fazer para garantir a adaptação da organização a essas novas tendências no ambiente de trabalho. Há essa necessidade dos gestores se reinventarem para que suas equipes de mantenham motivadas e cada vez mais competitivas.

 

Logo, implantar um serviço de food service no seu trabalho pode trazer algumas vantagens no desempenho de seus colaboradores e da empresa em geral, além de reduzir custos e trazer praticidade ao ambiente. Por exemplo, você quer tomar um café e comer uns snacks, qual opção é melhor: sair do trabalho e ir a uma lanchonete próxima ou ir no próprio local de trabalho, ter acesso a uma máquina de auto alimentação e escolher o seu produto?

 

Quando se escolhe a primeira opção, muitas vezes, o gestor desiste de sair e continua realizando o seu trabalho, mesmo que com baixa produtividade e desempenho. Isso prejudica não apenas a ele próprio, mas também a equipe como um todo, pois é importante sempre realizar “breaks” no trabalho que incentivem a criatividade e a integração da equipe, e contar com um espaço de auto alimentação, pode trazer de volta esse equilíbrio a vida corporativa.

 

Com um ambiente de food service, é possível trazer esse fator, em conjunto com a conveniência, facilidade, tecnologia e maior conforto aos colaboradores.

 

Mas, como e qual serviço de food service posso implantar?
Primeiramente, você como gestor deve conhecer sua equipe e analisar que tipo de alimentos se enquadram no gosto dos seus colaboradores. Feito isso, escolha uma opção de franquia que forneça uma alimentação saudável e balanceada, pois se alimentar bem aumenta a capacidade cognitiva de pensar e agir, contribuindo para a realização de tarefas no trabalho. Além disso, deixe a possibilidade de refeições personalizadas para trazer a exclusividade e autonomia do funcionário quando as escolher.

 

Para utilizar dessa ferramenta de food service, seja qual for o tipo de serviço, o importante é ser inovador. Uma dica é você criar um ambiente de Micro Market no seu setor, promovendo um bem-estar entre os colaboradores e o engajamento com sua equipe. Afinal, quem é capaz de resistir a um convite para o cafezinho?

 

Agora, você têm os passos para investir no food service!

Percorrer a jornada digital e abdicar de hábitos já enraizados não é uma tarefa fácil. Por isso, é importante manter a mente mais aberta para construir em sua organização um ambiente de trabalho saudável, e que possa se destacar no mercado através do food service. E não esqueça: ofereça produtos diferenciados que atendam as necessidades de sua equipe. A Smart Café tem como objetivo montar esses ambientes de integração e bem-estar para equipe através da locação das máquinas de auto-alimentação, atrelando a tecnologia de máquinas auto alimentação sem esquecer, da excelência em produtividade e qualidade.

 

Afinal, é possível modernizar ambientes de trabalho e ainda oferecer conforto a equipes de trabalho distintas, seguindo o crescimento do mercado de food service. Que tal experimentar? Nossos especialistas podem ajudar você.



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