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Como a produtividade no trabalho pode ser influenciada com o uso da Inteligência Artificial (AI)?

Com o avanço das tecnologias, o mundo está se transformando para adequar a evolução das máquinas ao nosso dia a dia. Sabe aqueles filmes antigos em que o homem e um robô trabalham juntos? A inteligência artificial está entrando no mercado e automatizando o trabalho do homem com os equipamentos de tecnologia.

 

Mas o que é a Inteligência Artificial?

É um ramo da ciência da computação que utiliza dispositivos e máquinas para perceber, raciocinar, solucionar e tomar decisões para as pessoas. Em outras palavras, é uma área com alta tecnologia que realiza as tarefas e serviços de forma operacional.

 

Segundo a consultoria McKinsey cerca de 800 milhões de trabalhadores em todo o mundo poderão ser afetados pela automatização até 2030 e, com isso, devem se adaptar a novas funções.

 

A AI já está sendo utilizada e muitas das vezes você nem percebe, como na publicidade, por exemplo. As ferramentas de buscas do Google utilizam um sistema de inteligência artificial denominado RankBrain para entender melhor o que os usuários estão tentando localizar em suas procuras; o marketing programado utilizado na criação de campanhas; até o próprio perfil do consumidor, uma vez criado a partir dos cruzamento de informações contidos no banco de dados do sistema.

 

empresas que já utilizam dessa ferramenta, seja por reconhecimento de voz, jogos, aplicativos, dispositivos para identificação de escrita à mão e robôs auxiliares, além de uso de assistentes virtuais para atendimento do usuário.

 

Um exemplo disso é o banco Bradesco que disponibiliza aos clientes a BIA, uma inteligência artificial que oferece atendimento imediato às demandas dos usuários, para solucionar dúvidas ou problemas comuns.

 

Então, como fica o mercado de trabalho para as pessoas?

Prevê-se uma oferta de trabalho contínua para as pessoas, com a ressalva de serem setores diferentes e voltados ao mundo tecnológico. No futuro automatizado, funções como gerenciar pessoas, o relacionamento interpessoal, habilidades sociais e emocionais, raciocínio lógico e criatividade estarão com maior demanda.

 

Além disso, haverá um maior uso de técnicos para manusearem as máquinas ou até consertá-las. Você apenas terá que se adaptar a essa evolução causada pela automatização do trabalho.

 

Agora fica a pergunta: quais seriam as vantagens de utilizar AI nas empresas? Alguns dos exemplos: uma melhor dinâmica de trabalho; uma padronização nos processos; melhor qualidade de trabalho, com a substituição da mão-de-obra ; maior crescimento econômico, por meio do aumento da produtividade e da qualidade que ocasionam num desenvolvimento da empresa; redução de chance de erro nos processos; e uma melhoria no relacionamento com o cliente, uma vez que possibilita soluções rápidas.

 

Um relatório da empresa Accenture, afirma que a adoção da tecnologia da AI nas empresas pode aumentar a produtividade do trabalho em até 40%. Há uma estimativa que até 2035, o crescimento econômico anual de muitos países desenvolvidos possa ser duplicado.

 

Como fazer uso inteligência artificial a partir daqui?

Reinvente-se para atribuir essa mudança a seu favor, pois as empresas que não se atualizarem perderão o mercado à frente de uma concorrência cada vez mais competitiva. A partir disso, algumas dicas podem ajudar.

 

Primeiramente, adote essas tecnologias, mas também aborde as transições e desafios da força de trabalho que elas trazem. Assim como fornecer treinamento profissional e permitir que sua equipe aprenda novas habilidades comercializáveis ​​para garantir maior fluidez no mercado de trabalho.

 

Mesmo as máquinas têm suas limitações e é nesse momento que a força de trabalho humana continua e não perde seu lugar. As máquinas têm problemas, por exemplo, com a catalogação de dados: elas dão o resultado, chegam onde queremos, mas não explicam o processo ou o trajeto. Por isso, é importante as pessoas entenderem como fazer bom uso das máquinas.

 

Assim, você pode se preparar para essa automatização do trabalho a partir de três pilares:

 

#1 Capacidade técnica
Entender como as máquinas funcionam, ou seja, o gestor terá a função de capacitar seus funcionários e ensiná-los a utilizar os novos sistemas e softwares. Adote uma cultura de inovação. Você pode reunir sua equipe, identificar as fraquezas e criar soluções para elas a partir da tecnologia.

 

Faça breaks e intervalos no trabalho para cultivar um ambiente em que os colaboradores se sintam à vontade para trocar informações entre si e passar para os outros o que aprenderam de novo, realizar um brainstorming interno. Uma opção seria a instalação de ambientes como o Micro Market.

 

#2 Disciplina de dados
Aprender a analisar e interpretar informações geradas por máquinas, tomando cuidado para não se tornar refém da máquina e de seu volume de informações. Faça um entendimento em equipe das informações contidas nesses sistemas de automação, compartilhando os dados. Faça um engajamento de sua equipe e a incentive usar esses dados, treinando-as para um futuro.

 

#3 Disciplina humana
As capacidades essencialmente humanas que as máquinas não são capazes de imitar, ou seja, habilidades que somente os seres humanos possuem (life-skills), como a criatividade, a empatia e a capacidade de encontrar soluções tirando informações de um contexto conhecido e aplicando em outro contexto com o qual não tem necessariamente conexão.

 

E aí? Como está sua preparação?

Agora que você percebeu como a Inteligência Artificial pode trazer melhorias para a estratégia dos trabalhos, perceba quais aspectos pode mudar e proporcionar uma maior produtividade de trabalho em conjunto com a inteligência artificial.

 

Lembre-se de sempre planejar essa gestão de mudanças de forma que proporcione benefícios para toda a equipe. Com os “breaks” no trabalho você consegue alinhar essas demandas e trazer um momento de clareamento das ideias.

 

Empresas que optam pela promoção do bem-estar em ambientes de convivência têm maiores vantagens em conquistar seus objetivos e maior produtividade no trabalho. A SmartCafé oferece o Micro Market, um espaço de trocas em que você encontra bebidas, snacks e alimentos, influenciando essa integração na equipe.



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