Blog

Transformação digital: o que falta para sua empresa se adequar a essa mudança?

Quando falamos de transformação digital, sabe-se que tem relação com o um processo que insere a tecnologia para melhorar o desempenho do trabalho e garantir chances de melhores resultados. A partir disso, muitas empresas já estão digitalizando seus processos e métodos de trabalho, e muitas tarefas que antes eram consideradas manuais estão passando por um processo de mecanização, o que tem revolucionado os seus modelos de negócios. E você, já iniciou essa prática?

 

Segundo uma pesquisa da Harvard Business Revie Analytics Services (HBR-AS), 68% das empresas disseram que houve maior rentabilidade ao implantar a digitalização. Ainda complementa que 43% das empresas que adotam a transformação digital tem mais benefícios nas suas operações.

 

Como na era digital a tecnologia passou a ser a plataforma de negócios de diversos setores, que modifica a estrutura de empresas e seus processos, a gestão de pessoas também se modifica para acompanhar esse novo mindset. Como assim? Gestores estão se atualizando sobre o que há de novidade, ajustando sua cultura organizacional, a fim de estarem prontos para estar à frente do mercado e de seus concorrentes.

 

Mas, porque usufruir da transformação digital?
Os benefícios do uso das tecnologias são diversos. Eles vão desde a automatização do setor operacional, padronizando as tarefas, aumentando a produtividade e a eficácia dos trabalho, até o maior engajamento do gestor com sua equipe.

 

Um bom gestor deve saber como lidar com tais recursos e implantá-los seguindo as principais tendências do mercado.

 

Então, como posso incluir a transformação digital no meu trabalho?
Hoje, a maioria das empresas que utilizam tecnologia digital é voltado a aos níveis das operações, desde as cadeias de suprimentos e redes de distribuição até as atividades de Compliance e Analytics, mas boa parte ainda não sabe como potencializar tais ações, a fim de melhorar o desempenho e garantir excelência nos resultados.

 

Então, para começar conheça a cultura organizacional da empresa e de sua equipe e veja como adaptar essa transformação digital no cotidiano do trabalho. Feito isso, para fazer um investimento em tecnologias é necessário que você se prepare para guiar sua equipe dentro do processo de mudanças. Logo, é preciso que você como gestor entenda essa transformação digital e perceba como ela pode ser utilizada com seus colaboradores. Alguns fatores contribuem para alcançar o objetivo:

 

#1 Faça um roteiro
Como a tecnologia está afetando as atividades desenvolvidas e como ela pode desenvolver melhor o trabalho rotineiro? Pergunte-se: quais áreas da minha empresa são mais afetadas pela tecnologia? Quais as vantagens de mexer nessas áreas? A partir dessas respostas, elabore as mudanças que indicam ganhos de produtividade.

 

#2 Conheça sua equipe
Conheça seu time e quais são seus soft skills. Se você está desenvolvendo uma mudança que contemple incorporar ferramentas em um time comercial, por exemplo, vai precisar contar com um mix de pessoas que compreendam tanto como lidar com ferramentas, quanto como suas relações interpessoais podem ser incorporadas ao novo estilo de trabalho, a fim de atender tarefas que um software não consegue realizar.
Se for preciso, faça uma capacitação para que sua equipe possa se familiarizar com o tema ou o objeto da mudança.

 

#3 Incentive seus colaboradores
Estipule desafios com seus colaboradores, estimulando a autonomia deles. Incentive a agilidade operacional, ou seja, uma rapidez na aprendizagem dos processos que envolvam ferramentas fáceis de usar, trazendo para eles e para a empresa melhor produtividade e adaptação aos novos cenários de mudanças. Por exemplo, o caso que citamos acima, ou ainda quando a empresa incorpora Inteligência Artificial em suas máquinas e o colaborador teria que passar a entender e interpretar os dados que elas podem gerar a fim de dar insumos para a tomada de decisão.

 

#4 Mantenha a transparência
Mantenha sempre a transparência com sua equipe, pois isso transpassa uma segurança num processo que não é simples. Esteja aberto a conversar sobre o assunto, confiando e incentivando-os, e realizando os feedbacks necessários para influenciar a equipe positivamente e garantir maior engajamento. Comunique-se sempre com seu time para que no final de um um projeto, vocês possam falar sobre o que deu certo e o que não deu, e o que pode melhorar, a fim de implantar uma cultura de qualidade na empresa. Sua equipe precisa saber quais são os objetivos da transformação digital, para que possa se esforçar para isso acontecer, de forma tranquila, e sem choque de cultura.

 

#5 Faça breaks
É importante fazer intervalos em uma rotina corrida para incentivar a criatividade e a integração dos funcionários. Uma pausa para o café é uma boa opção.

 

Você sabia que hoje o ambiente de trabalho também pode ser automatizado?
Boa parte das mudanças de cultura que ocorrem nas empresas tem como objetivo dar aos colaboradores maior conforto e autonomia. Por isso, a construção de um espaço de relaxamento e descompressão, como um hall, uma copa, ou um lounge são formas simples de integrar colaboradores ao momento de alimentação. Opções como o Micro Market são muito requisitadas nesse cenário, em que a empresa precisa modernizar o seu ambiente de trabalho, otimizar custos com serviços de copeiragem, e integrar o espaço de alimentação ao local de trabalho. Em qualquer empresa que se preocupe com o bem-estar do funcionário, a alimentação vem em primeiro lugar.

Veja como essas máquinas podem ajudá-lo nessa jornada de confiança e autonomia.



CONTRATE AGORA