Blog

Café sem açúcar: seu organismo agradece!

Você costuma tomar café sem açúcar? Se não, deveria começar a pensar sobre o assunto. Conheça os benefícios de tirar o açúcar do cafezinho!

O café é uma das paixões do brasileiro. Uma pesquisa encomendada pela Jacobs Douwe Egberts (JDE) e realizada pela Aocubo Pesquisa mostra que o brasileiro consome cerca de 3 a 4 xícaras de café diariamente. Além disso, mostra que o café é consumido em cerca de 98% dos lares brasileiros. 

 

E isso é reflexo de vários fatores, mas é inegável que o bom cafezinho já está presente na cultura dos brasileiros. Afinal, a bebida também traz muitos benefícios para a saúde, e pode ser consumida de formas diversas. 

 

Mas existe uma discussão comum entre os amantes de café: com ou sem açúcar? Há quem ame um café bem docinho e até exagere na quantidade de açúcar, e tem também aqueles que já estão acostumados a consumir a bebida sem adoçar. 

 

O fato é que consumir açúcar em excesso traz diversos problemas de saúde. Portanto, tirar o açúcar do cafezinho é super importante. Se você tem dificuldade em consumir café sem açúcar, continue a leitura e veja as dicas que preparamos. 

 

 

Por que tomar café sem açúcar?

Começar a tomar café de forma natural te fará sentir o real sabor dessa bebida. E o café pode ter muitos sabores diferentes, a  depender do tipo de grão e do seu modo de preparo. 

 

O café puro tem muitos nutrientes, é antioxidante, ajuda a proteger o cérebro e proporciona mais disposição ao longo do dia. Então, consumir uma quantidade razoável de café diariamente ajuda no bom funcionamento do organismo.

 

Mas as xícaras de café não podem vir acompanhadas de muito açúcar, caso contrário, junto aos benefícios do café, você terá os malefícios do consumo excessivo do açúcar. Dentre eles, o aumento da gordura corporal e o ganho de peso.

 

Além disso, se você já possui algum problema de saúde relacionado ao consumo de açúcar, como o caso da diabetes, é super importante optar pelo café sem açúcar. 

 

Xícara no meio de grãos de café sem açúcar

Algumas dicas de como começar a tomar café sem açúcar

Quem gosta e costuma tomar café doce, mas quer começar a tomar café natural, deve começar a fazer esta transição lentamente. Não é indicado cortar o açúcar de uma vez. A sugestão é diminuir a quantidade de açúcar aos poucos até se acostumar.

 

Isso vai ajudar a melhorar a qualidade de vida e seu bem estar, afinal, açúcar em excesso faz muito mal. E para quem está brigando com a balança, a perda de peso também se tornará mais fácil. 

 

Além disso, existem outras dicas que você pode colocar em prática para consumir o café sem açúcar. 

 

 

Opte por ingredientes diferentes no café

 

Alguns ingredientes podem ser adicionados à xícara de café, para dar um toque diferente e quebrar o amargor. Pode ser um toque de canela ou um pouco de cacau em pó. Se você gosta de algo mais picante, pode usar o cardamomo. Além, é claro, do tradicional leite.

 

Com estes ingredientes, seu café terá um sabor diferenciado, com aromas e toques especiais. 

 

 

Evite picos de insulina

 

Independente da forma, o açúcar é rapidamente absorvido pelo organismo, causando aumento praticamente imediato da glicose, também conhecido como açúcar no sangue. 

 

Ocorre que quando o organismo percebe que a glicose está aumentando, o pâncreas secreta insulina rapidamente, o que pode gerar um pico de insulina. 

 

Tudo isso contribui para aumentar a resistência insulínica no organismo, ou seja, cada vez mais doses de insulina devem ser aplicadas para combater a glicose.

 

Linda xicara de vidro com café sem açúcar

Café sem açúcar é uma questão de hábito

 

Como mencionamos anteriormente, o ideal é reduzir a quantidade de açúcar no café aos poucos. Mas é importante frisar que café sem açúcar é questão de hábito. Aos poucos, você vai se acostumar com o novo sabor da bebida. 

 

Agora que você já sabe como tirar o açúcar do cafezinho, é só colocar isso em prática e sentir os benefícios do consumo do café sem açúcar. 

 

Acesse nosso blog e saiba mais sobre os benefícios do café!



CONTRATE AGORA