Blog

Como fazer um bom café? Confira nossas dicas!

]]]Existem várias formas de preparar café, mas como fazer um bom café? Preparamos várias dicas para você. Continue a leitura e confira!

 

Quem não percebe a boca salivar quando sente o aroma de um café passado na hora? Este cheirinho com sabor de acolhimento, da casa da gente. São aromas e sabores que nos remetem aos melhores momentos da vida.

 

Mas como acertar no preparo e fazer um bom café de verdade? Que desperte todas essas sensações que comentamos acima? Neste conteúdo vamos passar algumas formas de fazer e também trazer dicas que podem fazer toda a diferença para deixar seu café ainda mais gostoso. 

 

 

1 – Escolha um grão de qualidade

 

Se puder, dê preferência para um produto moído na hora, pois o sabor e o aroma são mais intensos. Se não tiver como, escolha um pó de qualidade, mas fique atento a alguns detalhes. 

 

Uma das opções é observar a embalagem e se ela contém o selo de pureza da Abic, que é o órgão que fiscaliza a procedência e assegura que o produto está livre de impurezas. 

 

Existem vários tipos no mercado, incluindo o forte, extra forte, tradicional, suave e gourmet. Escolha o que mais se adequar ao seu paladar e tenha certeza que está levando um café de qualidade para casa.

 

Observe a embalagem. Os embalados a vácuo conservam melhor o aroma e o sabor do café. Depois de aberto, é interessante guardar o pó em vasilhame fechado para conservar suas propriedades. 

 

 

máquina moendo grãos de café mostrando como fazer um bom café

2- Coador e água de qualidade fazem um produto melhor

 

Há quem prefira o café passado com coador de pano, pois o algodão não solta fios, e nem deixa resíduos que podem alterar o sabor do café. Além do filtro de pano, é possível usar o filtro de papel.

 

Outra atenção é com a água: opte pela água mineral, para garantir sua qualidade. Além disso, tenha cuidado com a temperatura. O ideal é que ela fique em torno dos 90º Celsius.  

 

 

3- Cuidado na proporção

 

Para que o café não fique forte ou fraco demais, a melhor opção é a pesagem. Dessa forma você evita errar a mão. Você também pode utilizar outros métodos para medir as quantidades, como adicionar 5 ou 6 colheres de pó a um litro de água para preparar a bebida. 

 

Outra dica valiosa é: nunca coloque açúcar na água. Pois qualquer tipo de adoçante tira o sabor da bebida. Mas se você não abre mão de um café doce, coloque o açúcar na xícara depois que o café estiver pronto. 

 

Bule no meio de grãos para mostrar como fazer um bom café

 

4- Um bom café pede um acompanhamento

 

Existem diversas formas de fazer café, mas uma delas é incrementar a bebida com algumas especiarias, como polvilhar canela. Há também quem prefira algo mais picante como o cardamomo. 

 

Uma das opções é deixar no fundo da xícara um pedaço de chocolate ao leite ou meio amargo, e despejar o liquido por cima. O sucesso é garantido. Aproveite e descubra outras harmonizações deliciosas da bebida quente. 

 

Biscoitos para acompanham para explicar como se faz um bom café

Como preparar café passado

Depois de ter a água aquecida, conforme explicamos acima, coloque o filtro no coador, e despeje um pouco de água quente, antes de pôr o pó. Assim o filtro já estará aquecido e não haverá problema das substâncias do filtro interferirem no sabor ou aroma da bebida.  

 

Coloque o pó e vá despejando a água devagar, fazendo com que o café pronto vá descendo. O recomendado é jogar a água em movimentos circulares e não mexer com colher no filtro. 

 

Como fazer café na cafeteria

 

Há diversos tipos de cafeteiras, desde as mais tradicionais, as italianas e as que são usadas com cápsulas. Cada uma tem seu manual de instrução que deve ser seguido para fazer um bom café e não danificar a máquina. 

 

Mas para todos os casos, a recomendação é a mesma: escolha um grão de qualidade. 

 

E aí? Gostou das nossas dicas? Agora você já sabe como fazer um bom café!

 

Continue acompanhando nosso blog e saiba mais sobre o assunto.

 

 



CONTRATE AGORA