Blog

Como funciona uma máquina de café

Confira o nosso artigo explicando um pouco do processo de como funciona uma máquina de café em seus diferentes modelos

 

A máquina de café é uma das primeiras coisas que vemos durante a manhã. Tem gente que sai da cama e já vai direto fazer o café, outras entram no escritório e vão direto para a máquina pegar uma xícara para começar bem o dia. Você já se perguntou como essas máquinas funcionam?

 

Na Smart Café uma das nossas especialidades são as máquinas, por isso vamos explicar como cada uma funciona, mostrando todo os procedimentos em três passos simples.

 

Como funciona uma cafeteira automática

 

A cafeteira automática é o modelo mais básico, o mais comum de ser achado em residências brasileiras. A máquina usa dois dispositivos simples (uma chapa quente e um reservatório de água) para imitar o processo manual de passar o café.

 

No momento que você aperta o botão, o processo é simples:

 

  1. A chapa quente esquenta a água do reservatório até o ponto de ebulição.
  2. O vapor quente sobe por um tubo até o local onde fica o café e o filtro.
  3. O vapor se condensa em um jato que atinge o pó de café, que é filtrado e vai para a garrafa.

 

Como você pode ver, esse modelo simplesmente imita o modo tradicional de fazer o nosso cafezinho coado, a maioria dos modelos consegue fazer até 12 xícaras por ciclo.

 

O modelo automático é ótimo para ter em casa, mas em empresas ela acaba gerando um grande desperdício de café. Em um dos nossos artigos, explicamos porque comprar cafeteiras para o espaço de trabalho não é o ideal, por cair na lógica do “barato que sai caro”.

 

Como funciona uma cafeteira de cápsula

 

Esse modelo é similar ao automático, mas usa cápsulas de café em vez do pó. As marcas mais conceituadas oferecem cafés de origens exóticas e bebidas quentes como cappuccinos, chocolates quentes e outras preparações, prometendo uma experiência sensorial diferente ao consumidor.

 

O processo é parecido com a automática:

 

  1. Uma chapa esquenta a água até ela ferver.
  2. O vapor passa por um tubo de alta pressão que perfura a cápsula.
  3. A bebida é passada instantaneamente e vai direto para a xícara.

 

É o tubo de alta pressão que, passando com a força, velocidade e temperatura correta, cria um café de gosto mais sofisticado e encorpado. Com certeza, a cafeteira de cápsula é a escolha de quem procura experimentar um café diferenciado na origem e no jeito de fazer.

 

Como funciona uma cafeteira expressa

 

A cafeteira expressa é o modelo mais robusto e profissional, essas máquinas vêm em vários tamanhos, e são feitas para atender a demanda por um café de qualidade em padarias de bairro ou nos cafés mais movimentados do mundo.

 

De todos, a expressa tem o processo e os dispositivos mais complexos:

 

  1. A água que vem da tubulação ou de um reservatório é esquentada por uma chapa e a temperatura é regulada por um controlador eletrônico.
  2. Quando a água atinge uma pressão alta, ela é liberada para um tubo que fica na parte exterior da máquina.
  3. O usuário encaixa o filtro com pó de café no tubo, que libera a água e passa o café em questão de segundos.

 

Assim como a cafeteira de cápsula, é a pressão desse modelo que faz toda a diferença no gosto do produto final. Esse tipo de máquina de café também costuma vir equipada com um cano especial para fazer leite aerado, criando cappuccinos e lattes extremamente saborosos e encorpados.

 

Como funciona uma cafeteira italiana

 

O modelo de cafeteira italiana, também conhecida como Moka, foi lançada em 1933 e rapidamente ganhou o mundo. Costuma ser utilizado por quem gosta do sabor forte do expresso mas não quer investir em uma máquina de grande porte.

 

O processo é um pouco mais manual, assim como o café filtrado:

 

  1. A cafeteira é colocada em uma fonte de calor, normalmente a boca de um fogão.
  2. O compartimento de baixo é preenchido com água e por cima o pó de café fica em um de filtro de metal.
  3. Ao esquentar, a água se transforma em vapor, passa por um tubo e condensa no compartimento de cima.

 

O gosto mais acentuado da bebida vem pelo vapor, que passa o pó de uma forma diferente do filtrado. O modelo italiano é o preferido de boa parte do público e se tornou um ícone por causa de seu design arrojado.

Como funciona uma prensa francesa

 

Pouco conhecida no Brasil, mas com diversos fãs ao redor do mundo, a prensa francesa é um tipo de cafeteira manual. O processo não é tão simples e requer um pouco de experiência, no entanto, quem usa diz que não tem café melhor.

 

A prensa francesa costuma ser de vidro, com um filtro de metal embutido. O processo é simples:

 

  1. A tampa com o filtro é retirada, se adiciona o pó de café e a água fervendo.
  2. O café fica em infusão por cerca de 3 a 4 minutos.
  3. A tampa com o filtro é colocada, o usuário empurra o pó de café até o fundo utilizando o filtro, o pó é então separado da bebida.

 

Infusão, filtro, pressão manual, essas são coisas que assustam um pouco o público brasileiro que tem preferência pelo sabor do café pingado. Apesar disso, a prensa francesa ainda tem uma legião de fãs que adoram experimentar com diversas quantidades de pó, água e modelos de prensa.

As máquinas da Smart Café: variedade de opções para empresas

 

Na Smart Café trabalhamos com máquinas de bebidas quentes que foram projetadas com o objetivo específico de atender o público de grandes empresas da melhor forma possível.

 

Nossas máquinas são capazes de servir até 17 tipos de bebidas quentes diferentes, avisam de forma remota a necessidade de um insumo ou manutenção, possuem um design moderno e servem grandes quantidades sem nenhum desperdício.

 

Assim como os modelos mais arrojados do mercado, nossas máquinas contam com um sistema inteligente de preparo, utilizando a pressão e temperatura certa para fazer uma bebida muito mais gostosa e encorpada.

 

Conheça melhor os tipos de máquinas de café que a Smart Café usa para oferecer o melhor serviço locação de máquinas de bebidas quentes do mercado:

 

Conheça as máquinas Smart Café

 

Se você quer acessar mais conteúdos de qualidade da nossa empresa, nos siga no Facebook e Linkedin.