Blog

Retenção de colaboradores: o que faz sua equipe amar trabalhar na sua empresa?

A sua empresa sabe encantar os colaboradores? Encantar não é simplesmente oferecer salários altos e competitivos com o mercado, isso também. Mas é ir além, é mostrar aos funcionários que a empresa se importa com o bem-estar deles, com a opinião e com o que eles têm a dizer. É mostrar empatia.

 

Ao encantar o colaborador, você passa a ter pessoas mais engajadas com a empresa e, assim, aumenta a taxa de retenção de talentos.

 

Mas por que o engajamento dos colaboradores é tão importante?

 

Ter profissionais que estejam alinhados com o que a empresa acredita é bom para os resultados finais. Conseguir manter os colaboradores por mais tempo na empresa significa ter uma continuidade e fluidez no trabalho.

 

Além disso, diminuir a taxa de turnover ou de rotatividade evita gastos, tanto de tempo, quanto de dinheiro, visto que um índice alto irá impactar diretamente a equipe de Recursos Humanos, gerando um trabalho extra, além de gastos financeiros com:

 

  • Rescisão do colaborador desligado da empresa;
  • Custos em recrutamento externo, como a publicação de anúncios;
  • Investimento em treinamentos e na integração do novo colaborador;
  • Baixa produtividade inicial, devido ao processo de integração, que pode gerar resultados menores durante o período de adaptação.


Para manter esse índice de rotatividade baixo é preciso motivar o colaborador, fazendo com que ele se sinta valorizado e apoiado pela equ
ipe e pela empresa.

 

Como fazer meu funcionário permanecer na empresa?

 

Manter os talentos dentro da empresa nem sempre é uma tarefa fácil. O mercado está cada vez mais competitivo e as empresas que oferecem benefícios, flexibilidade e bônus tendem a ter mais vantagem para atrair e reter os profissionais.

 

De acordo com as pesquisas da série Talent 2020, feitas pela Deloitte Insights, 42% dos entrevistados passam a procurar novas oportunidades no mercado quando percebem que o empregador ou a empresa não valoriza as habilidades ou não demonstram possibilidades de crescimento na carreira. 

 

Para reter os colaboradores e deixá-los cada vez mais engajados e satisfeitos com a empresa é preciso ter em mente alguns passos. Entre eles:

 

  • Tudo começa no processo seletivo

 

O primeiro passo dentro de uma empresa é o processo seletivo. É importante que a equipe de RH consiga identificar os melhores talentos, ou seja, pessoas capacitadas para a vaga. Mas além disso, é necessário ter precisão no perfil de cada colaborador. 

 

Saber se a pessoa compartilha dos mesmos valores que a empresa, se o perfil dela combina com o que é esperado pelos gestores e pela liderança da organização e entender se as características dela são compatíveis com o que a empresa está disposta a oferecer é fundamental para que a contratação seja assertiva e o profissional seja realmente o que a empresa precisa. 

 

  • Reconhecimento

 

Depois de contratar o novo colaborador é preciso fazer com que ele se sinta bem na empresa. Uma das formas de colocar isso em prática é através do reconhecimento, seja ele profissional ou pessoal.

 

Mostrar para seu funcionário que ele é valorizado na empresa é fundamental para melhorar o engajamento. E algumas ações simples como: elogiar os trabalhos que deram certo, dar espaço para ideias e criar pequenas bonificações para valorizar o trabalho são boas maneiras de colocar isso em prática. 

 

O reconhecimento traz a sensação de que o colaborador está sendo visto na empresa, tanto pelos líderes quanto pelos colegas de trabalho. Isso gera um sentimento de satisfação pessoal e profissional, o que ajuda a manter o ambiente de trabalho saudável, feliz e estimula novas conquistas.

 

  • Implante a cultura do Feedback e saiba ouvir 

 

Dar feedbacks é muito importante numa organização. É necessário saber falar com seus colaboradores, elogiar, agradecer por um trabalho bem feito ou uma meta cumprida. Também saber a forma certa de cobrar e indicar falhas, sem ser agressivo ou diminuir o outro, mas focando nas possíveis ações para melhorar e não no erro em si.

 

Mas além de se comunicar, é importante estar disposto a ouvir. Muitos colaboradores se sentem invisíveis dentro da empresa, como se suas dúvidas ou sugestões não fossem ouvidas pelos líderes ou pelas equipes de RH.

 

É necessário tornar a comunicação aberta e transparente e permitir que os funcionários façam as colocações, tirem as dúvidas e se sintam ouvidos e atendidos, sempre que possível. Dessa forma fica mais fácil criar um ambiente seguro e saudável para ambos os lados.

 

  • Pense na qualidade de vida do seu colaborador e seja flexível

 

As pesquisas apontam que não é somente o salário que faz com que o funcionário se sinta confortável para permanecer na empresa. Implantar uma política de benefícios flexíveis, que se adapte à realidade de cada colaborador faz muita diferença. 

 

Oferecer opções de flexibilidade, como regime home office ou híbrido também pode ser interessante para a manutenção da satisfação alta dos colaboradores. Além disso, vale investir na carreira e no crescimento profissional deles com cursos, treinamentos e até descontos em especializações, para que eles se sintam valorizados e dispostos a crescer.

 

Pensar na qualidade de vida de seus colaboradores é aumentar o engajamento deles com a empresa. Por isso, importe-se com os problemas físicos e emocionais. Ajude no que for possível e identifique os pontos que a empresa pode melhorar para diminuir o nível de estresse, situações de pressão e burnout.

 

Sempre que buscar possíveis soluções para aumentar o engajamento da sua equipe, lembre-se de pensar no ser humano em si, de ter empatia e colocar as necessidades de cada um em pauta.

 

A falta de engajamento gera um aumento na taxa de rotatividade, que consequentemente aumenta os cursos e diminui a produtividade e os resultados. Então, investir nos colaboradores e implantar medidas que aumentem a satisfação deles com a empresa é muito mais vantajoso para eles e para sua empresa.

 

Nós preparamos um conteúdo completo para você melhorar sua taxa de retenção de talentos, com 10 dicas práticas para você aplicar na sua empresa. Clique no link abaixo e baixe gratuitamente o Checklist Definitivo para a Retenção de Colaboradores.

 

QUERO BAIXAR O CHECKLIST



CONTRATE AGORA