4 dicas para saber se você já consegue delegar tarefas planejadas
By Redação | Smart Café In Sem categoriaVocê ocupa uma posição gerenciamento. Qual seu maior desafio em relação a sua equipe? Administrar o tempo, delegar tarefas e supervisionar a execução delas são atividades que podem tornar-se desgastantes se não forem bem coordenadas e a relação com o time pode ficar prejudicada.
Segundo uma pesquisa da Revista Forbes, o professor John Hunt, da London Business School, afirma que apenas 30% dos gestores acreditam que delegam bem, sendo que, desses, apenas 1 a cada 3 é considerado um bom delegador por seus subordinados. A pergunta é: você se encaixa nessa estatística?
Você já sabe que delegar tarefas é mais difícil do que se imagina e precisa de boas estratégias para funcionar de forma ágil e com mais resultados em menos tempo. Para isso, separamos aqui 4 dicas para que você faça essa reflexão e perceba se sua preparação para essa tomada de atitude está em dia:
Dica #1 – Você centraliza as tarefas em um planejamento objetivo?
O assunto aqui é planejamento.Você sabe qual é o seu objetivo, quais tarefas precisam ser realizadas e o quanto demandará a realização de cada uma? Saber centralizar as demandas é essencial. Não se esqueça do prazo. Fazer uma análise e esquematizar o tempo de forma que seu colaborador possa realizar a tarefa é um bom indício de que você está no caminho certo.
Dica #2 – Você conhece sua equipe e pratica o empoderamento com ela?
Agora, o assunto é mindset. Você conhece qual é o de cada colaborador? Uma boa ajuda é realizar uma análise de perfil e conhecimento de cada um da equipe. Um bom caminho: identifique as soft skills de cada um e reconheça que precisa dar autonomia para gerar empoderamento.
Dica #3 – Você já reconhece a importância da pausa durante o trabalho?
Se você já observa o dia a dia de cada colaborador, consegue perceber que os momentos de pausa podem melhorar a entrega. Para perceber se você já está se preparando para delegar tarefas, é interessante observar o quanto de proximidade tem da rotina dos seus colaboradores.
Não adianta trabalhar horas e horas sem parar, um momento ficaremos cansados, nossa mente estará desgastada e a produtividade não será a mesma. Por que não promover pequenos breaks no trabalho. Seja para comer algo ou tomar uma bebida revitalizante numa máquina de bebidas quentes. Pausas são boas para relaxar, trocar ideias e aprofundar o relacionamento com a equipe.
Dica #4 – Você já supervisiona e dá feedbacks na execução de tarefas da sua equipe?
Após delegar as tarefas, é indispensável supervisionar o trabalho de cada um. Acompanhar o trabalho e sinalizar os pontos a serem melhorados trará um resultado mais eficiente. Você já se mostra disponível para tirar dúvidas e colaborar. Prepare-se, pois, ao delegar tarefas, você precisará dar feedbacks constantes e motivar sua equipe.
E aí? Como está sua preparação?
E então? Identificou os principais gaps que, dentro da sua gestão, ainda podem estar impedindo você de dar esse importante passo que é delegar tarefas a sua equipe? Após identificar as características da sua gestão, você pode implementar a delegação de tarefas e verificar os excelentes resultados dessa ações.