Blog

Tipos de torra de café: conheça as características de cada uma

Os diferentes tipos de torra de café influenciam em seu sabor e intensidade. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto! 

 

Você sabia que existem mais de 124 espécies diferentes de café ao redor do mundo? Além dos diferentes tipos de grãos, os tipos de torra de café influenciam no resultado final da bebida, como sabor, aroma e coloração. 

 

Basicamente, existem três tipos de torras de café diferentes: clara, média e escura. Sendo cada uma dessas tonalidades definidas pelo nível de calor pelo qual os grãos são expostos.

 

Continue a leitura e vamos conhecer as características de cada torra!

 

Entenda as etapas da torra do café

O processo de torra do café é feito em três etapas, sendo elas divididas em: desidratação ou pirólise, caramelização com as reações intermediárias e a finalização.

 

Isso significa que o café, até chegar em sua torra final, passa por mais 3 processos diferentes para definir sua cor, aroma, acidez e doçura. As etapas são as seguintes

 

Desidratação

O primeiro passo para uma boa torra de café é garantir que o grão não esteja úmido. Para isso acontecer, é necessário realizar a secagem, retirando toda a água presente em seu interior. Nessa etapa, geralmente o café é colocado ao ar livre, precisando ser atentamente supervisionado. 

 

Isso porque é nesse momento que o corpo da bebida está sendo montado. Além disso, dependendo da espécie do fruto, podem ocorrer mudanças de peso e cor, como é o caso do Café Américo. 

 

Desse modo, caso o processo de secagem seja efetuado de forma muito rápida, isso pode impactar nos resultados das próximas fases da torra. Já se o grão demorar muito para secar, será mais difícil torrá-lo mantendo sua tonalidade. 

 

Caramelização

A segunda etapa da torra é conhecida como caramelização, ou escurecimento não enzimático. Neste momento, o café ganha o característico risco ao meio. Além disso, é na etapa de caramelização que é definido o seu teor de doçura final por conta das diversas reações químicas que ocorrem.  

 

Finalização

A última etapa da torra do café é o momento de finalizar a torrefação do grão. Nesta etapa, novas moléculas se formam, a partir das reações químicas das etapas anteriores. Com isso, é definida a cor dos grãos e também seu aroma final, tudo isso por conta das temperaturas às quais os grãos são expostos. 

 

Por exemplo, cafés mais amargos tendem a ser mais escuros por conta do seu longo processo de exposição ao calor.

 

Os diferentes tipos de torra de café

Agora que você já conheceu um pouco mais do processo de torra dos grãos de café, é hora de entender as características de cada tipo de torra. 

 

Torra Clara ou light 

Com temperaturas que variam entre 180 e 240ºC, os cafés que possuem torra clara conservam melhor a acidez e aromas. Entretanto, a torra clara deixa o café mais encorpado e pouco amargo. A torra clara preserva os óleos essenciais presentes no café, tornando mais nutritivo e também com notas de florais.

 

Desta forma, esse tipo de torra é perfeito para ser usado nas máquinas de expresso, garantindo assim um espresso de qualidade, encorpado, fino e ainda assim delicado.

 

Torra Média

A torra média busca o equilíbrio entre a mais clara e a mais escura, por isso é conhecida também como torra equilibrada. 

 

A torra em temperatura média garante levemente a liberação dos óleos essenciais. Por isso, a bebida fica encorpada e ao mesmo tempo com acidez e amargor balanceados. 

 

Desta forma, a torra média é ótima para a preparação de cafés coados, sendo eles feitos em filtro de papel ou de pano, garantindo assim uma tonalidade levemente marrom, um pouco avermelhada. 

 

Torra Escura

A torra escura, também conhecida como dark coffee, é feita em altas temperaturas, mantendo o grão exposto ao calor por mais tempo. Reaulta, assim em uma bebida de tonalidade bem escura, amarga, menos encorpada. Entre as três, é a mais ácida.

 

Sendo assim, os cafés de torra escura são mais intensos e criam notas aromáticas de chocolate e caramelo, passando a impressão de serem mais fortes.

 

Qual a sua torra favorita?

Agora sabendo de todo o processo de torra que o grão de café passa até que ele possa ser apreciado por você, queremos saber: qual é seu tipo de torra preferido?

 

Afinal, não existe uma torra melhor ou pior, elas apenas possuem características diferentes. Gostou do conteúdo? Leia mais artigos publicados em nosso blog, e entenda mais sobre o delicioso mundo do café.



CONTRATE AGORA