Blog

Tipos de grãos de café: conheça as variedades

Você sabia que existem diversos tipos de grãos de café e que cada um deles traz características distintas para a bebida? Conheça os principais tipos! 

 

O café é uma das bebidas favoritas do brasileiro. Puro, com leite, com ou sem açúcar, com especiarias… São inúmeras possibilidades que proporcionam um misto de gostos, sabores e aromas! Mas você já parou para pensar qual é o tipo de café que você consome? Ou então, qual é o seu preferido?

 

Existem muitos tipos de grãos de café e “n” tipos de espécies. É por isso que um café pode ter gosto tão diferente do outro, mesmo que o modo de preparo seja o mesmo. 

 

Atualmente as espécies mais comercializadas são: Coffea Arabica e o Coffea Canephora, também conhecidas como café Arábica e café Robusta ou Conilon. Vamos entender mais sobre as variedades de grãos, seus aromas e sabores? Continue a leitura! 

 

Os principais tipos de grãos de café no Brasil

Além do hábito de tomar café, carregando o título de segundo país que mais consome essa bebida no mundo, o Brasil também é um dos maiores produtores de grãos de café do mundo, junto da Colômbia, Vietnã e Etiópia. 

 

Por conta do clima e localização privilegiada, o solo brasileiro, principalmente o mineiro, é muito propício para o cultivo. No entanto, de acordo com o tipo de solo, clima e altitude, cada grão vai apresentar características diferentes em aromas e sabores.

 

Cada um dos vários tipos de grãos de café possuem características bem variadas, e conhecê-los transforma cada xícara tomada em uma experiência totalmente diferente. 

 

Porém experimentar todas as variedades é uma tarefa digna de um verdadeiro sommelier, visto que existem mais de 124 espécies de cafés pelo mundo.

 

Café robusta

O cultivo do café tipo robusta acontece no nível do mar, sendo um grão bastante resistente a pestes e doenças. Por isso ele é largamente produzido, sendo o segundo mais produzido no mundo.

 

Esse tipo de grão é muito utilizado no preparo dos cafés instantâneos, visto que possui uma característica de ser mais encorpado, além de possuir grande quantidade de cafeína e baixa acidez. 

 

Os grãos Robusta combinam perfeitamente com leite, creme e açúcar. Além disso, os grãos de café Robusta também são muito utilizados para fazer café solúvel ou misturas (blends) com outros tipos de grãos.

 

Café Arábica

Já o café tipo Arábica possui sabor mais doce e suave, com tons que lembram o de açúcar, frutas e amoras. A sua acidez é superior, e possui um sabor que remete ao vinho.

 

Esse residual que o café tipo arábica tem é por conta da forma de cultivo, que acontece em regiões montanhosas, principalmente em Minas Gerais, resultando em cafés de maior qualidade, finos, requintados e de aroma intenso. 

 

Porém, ele é considerado um café mais fraco, visto que possui 50% de cafeína e um teor maior de açúcares, responsáveis pela sua complexidade de sabores.

 

Uma curiosidade sobre o cultivo dos tipos de grãos de café é que quanto mais alta for a região de cultivo, melhor será a qualidade do grão. Por isso, o café Arábica e suas variedades que são plantadas a 1200 metros de altitude apresentam uma excelente qualidade.

 

Café Bourbon

Uma das variedades do café Arábica bastante conhecida, principalmente fora do Brasil, o Café Bourbon é considerado um dos melhores grãos do mundo para a elaboração de cafés especiais. Isso porque produz uma bebida suave, com baixa acidez, com notas de chocolates e aroma bem forte e marcante.

 

O café Bourbon se divide em duas variedades: Bourbon Vermelho e Bourbon Amarelo, ambas possuem grande qualidade. O Bourbon Amarelo é a variação natural do vermelho, sendo mais adocicado. Já o Bourbon Vermelho é o fruto totalmente maduro, possuindo um aroma atraente, sendo menos ácido e mais equilibrado no paladar.

 

O café Bourbon é indicado para quem gosta de explorar um sabor mais leve e adocicado, já que possui notas que lembram o caramelo.

 

Café Kona

Um café que recebe o nome da sua cidade natal, Kona, no Havaí. Também é uma variação exótica do Café Arábica, porém cultivado em solo vulcânico. Uma ótima pedida para quem gosta de café gourmet, visto que já foi considerado o melhor tipo de café do mundo.

 

Café Liberica (Coffea liberica)

O café Liberica possui alguns grãos maiores que os outros, essa característica o faz ser o único grão de café no mundo de forma irregular. O seu aroma é único, composto de notas florais e frutadas, composto de um corpo inteiro com sabor defumado e “amadeirado”.

 

Além dessas características, o café Libérica foi muito utilizado em substituição ao café Arábica quando ocorreram problemas nas plantações desse tipo de grão. 

 

Café Catuaí

Esse é um café totalmente brasileiro, estando presente em cerca de 45% das lavouras de café. Como o café Bourbon, ele também é dividido em duas  variedades, o Catuaí Vermelho e o Amarelo. O Catauí Vermelho possui um amargor mais acentuado e é mais encorpado, enquanto o Amarelo é mais delicado e suave.

 

Blend: combinando diferentes tipos de grãos de café

O conceito de misturar os tipos de grãos de café é chamado de blend. Mas não pense que essa combinação de cafés se restringe apenas aos cafés gourmets, geralmente os cafés encontrados nos supermercados são oriundos dessa mistura, principalmente entre os grãos robusta e arábica. 

 

Nesse blend, os grãos robusta entram em maior quantidade, garantindo um café encorpado e mais amargo. Enquanto os grãos do tipo arábica possuem quantidades menores para oferecer um aroma mais marcante. 

 

E aí, gostou de conhecer os tipos de cafés e entender melhor sobre a harmonização do café e suas notas? Agora, basta colocar em prática a degustação para saber qual é seu favorito. Continue acompanhando nosso blog para mais dicas de como aproveitar o café de uma maneira única.



CONTRATE AGORA