Blog

Você conhece os benefícios da canela no café? Nós pesquisamos para você!

NoO café é quase uma unanimidade entre os brasileiros, mas existe uma forma de deixar a bebida ainda mais especial. Conheça os benefícios da canela no café!

Vai um cafezinho aí? Não há quem resista a uma proposta dessas. E se for com canela, melhor ainda, o sabor e o aroma são um convite para uma pausa, um minuto de relaxamento. Pronto! Já podemos retomar o trabalho.

 

Mas incluir a canela no seu cafezinho não traz apenas sabor e aroma. Existem muitos benefícios da canela no café e é sobre eles que vamos falar nesse conteúdo. Continue a leitura!

 

 

Os benefícios da canela

O café com canela faz parte do dia a dia dos brasileiros, mas você sabia que antes de nós, os portugueses já tomavam esta mistura? A junção destes dois sabores inconfundíveis traz vários benefícios para a saúde.

 

A canela é uma especiaria com múltiplas propriedades benéficas. Entre as mais importantes, está intervir positivamente no nível de açúcar no sangue. Contudo, tanto o café quanto a canela são termogênicos. Portanto, é uma combinação perfeita para tomar no café da manhã para quem deseja perder peso.

 

A canela possui propriedades carminativas, ou seja, combate gases no intestino, anti úlceras e estomacais. Seus azeites essenciais dissolvem melhor os alimentos, além de melhorar a salivação e o suco gástrico. Ajuda a combater as digestões difíceis e a acidez, estimulando também o apetite.

 

A especiaria ajuda no combate a fungos e bactérias nocivas. Tem se mostrado bastante eficaz contra candidíase e úlceras. Tem propriedades anti-inflamatórias e age no processo de desinflamação dos tecidos. Além disso, é uma rica fonte de substâncias como manganês, ferro e cálcio.

 

Estudos confirmam ainda outros benefícios da canela. Acredita-se que uma pitada de canela por dia reduz os níveis de açúcar no sangue, favorecendo o controle do diabetes tipo 2. Desta forma, também ajuda a manter os níveis de colesterol em dia e ajuda a combater os sintomas de resfriado.

 

Utensílios e especiarias mostrando os benefícios da canela no café

 

Os benefícios da canela no café

 

Trazer um pouquinho de canela para a tradicional xícara de café faz com que todos os benefícios dessa especiaria, que já citamos no tópico anterior, também sejam sentidos ao ingerir a bebida.

 

Os dois ingredientes são repletos de substâncias antioxidantes, que combatem a ação dos radicais livres no corpo. Estes radicais livres estão associados ao envelhecimento precoce e queda de cabelo.

 

A combinação também ajuda no funcionamento do intestino, fazendo a função de laxante. Esse fato, associado à saciedade, faz com que o café com canela seja o queridinho das dietas.

 

A cafeína também é energética, ou seja, garante mais disposição e motivação para encarar o dia de trabalho ou estudos… Ela aumenta ainda o fluxo sanguíneo, facilitando o transporte de oxigênio e nutrientes para o cérebro, nos deixando mais concentrados.

 

Outro benefício da canela é para as pessoas que não conseguem abandonar o açúcar. Uma pitada de canela no café, dá um sabor adocicado, tirando um pouco o amargor do café.

 

 

Canela pode ser prejudicial à saúde?

 

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o uso da canela e qual é a quantidade recomendada. No entanto, a especiaria possui muitos benefícios, mas é preciso tomar alguns cuidados básicos para o seu consumo.

 

O ideal é adicionar no máximo ¼ de colher de chá de canela em pó a uma xícara de café.

 

Gestantes devem evitar o consumo de canela, pelo menos até o 3° mês de gestação. Após isso, a especiaria deve ser consumida somente com liberação médica.

 

 

Como fazer para dissolver a canela em pó no café?

 

Para dissolver completamente a canela em pó no café, você pode dissolver antes em uma pequena quantidade de água morna ou mel. No entanto, mexa bem e quando estiver completamente diluído, adicione o café, que vai misturar com mais facilidade.

 

Este método funciona bem se estivermos falando de café puro. Mas se for o caso de misturar com leite, você pode adicionar a canela quando o leite estiver espumando ou fervendo. Isso vai realçar ainda mais o sabor e o aroma da bebida. O resultado é surpreendente.

 

 

Infundir a canela enquanto prepara o café

 

Outra alternativa deliciosa para acrescentar o sabor da canela ao café, é incluir a especiaria ainda na cafeteira. Neste sentido, tudo o que você precisa é incluir uma pitada de
canela em pó ao pó do café antes de jogar a água no coador.

 

Quem costuma comprar café em grão também pode misturar a canela no momento da moagem.

 

Canela em pau no café

 

Além da canela em pó, também é possível utilizar a canela em pau na preparação do café. Prepare sua xícara de café e acrescente um pau de canela dentro da xícara, deixe descansar enquanto desfruta seu café.

 

Quanto mais tempo em infusão, mais você obterá o sabor da canela no seu café. Você também pode adicionar um pouco de leite ou chantilly para equilibrar a pungência da canela.

 

Xícara de café com ramos de canela mostrando os benefícios da canela no café

 

Você já conhecia os benefícios da canela no café? Agora que você já sabe mais sobre essa combinação incrível, prepare sua xícara de café e

acesse nosso blog e continue acompanhando nossos conteúdos.



CONTRATE AGORA