Blog

Entenda a diferença entre café solúvel e café em pó. Acompanhe!

Café solúvel e café em pó são duas das formas de consumo mais tradicionais do café. Continue a leitura e entenda a diferença entre elas!

 

Além dos vários benefícios à saúde, como antioxidante, propriedades analgésicas e estimulantes, que auxiliam nas funções cerebrais, os cafés coados, em grão, moído (fresco) e instantâneo (ou solúvel), dividem as mesmas gôndolas, estão dispostos lado a lado, e dividem a opinião mundial.  

 

O alto consumo é inegável, independente do tipo de café. Mas o que pouca gente sabe é que existem diferenças significativas entre os dois tipos mais populares no Brasil: o instantâneo – ou solúvel – e o café passado (também conhecido como café em pó ou café coado).

 

Neste conteúdo, vamos explicar a diferença de cada um e a forma de produção, secagem, estocagem e moagem, até chegar ao produto final.

 

 

Detalhes do café solúvel

 

Também conhecido como café instantâneo, pode ser produzido a partir dos grãos de arábica ou robusta. Sendo assim, o processo é extenso e tem várias etapas. 

 

O primeiro processo diferenciado é o da torrefação. O grão que dará origem ao café instantâneo é aquecido e torrado em cilindros giratórios. Assim, após secar, o grão segue para o processo de moagem, antes de ser imerso em água. 

 

 

Secagem do café instantâneo

 

A secagem do café instantâneo é feita de duas formas, este é o principal diferencial da produção deste tipo de café.

 

Ao secar o café pelo método de congelamento, o mais usado no mundo, o extrato do café é colocado em câmaras de resfriamento rápido. Alí, o café é congelado com a formação de cristais de gelo. 

 

Por um sistema de vácuo, as câmeras são aquecidas, o que faz com que as pedras de gelo fiquem condensadas, e sejam extraídas. Seguindo o processo, das câmaras, o extrato é embalado e encaminhado para as distribuidoras. 

 

Outro modo de secagem é pela pulverização, uma forma mais barata de processar o café instantâneo. Neste trabalho o extrato do café é pulverizado por um equipamento posicionado a 30 metros de altura. Quando pulverizado, o extrato perde a umidade, restando apenas o pó solúvel ou instantâneo. 

 

Mesas de doces com café solúvel e em pó

Detalhes do café em pó

 

O café em pó, também conhecido como café passado ou coado, passa pelas mesmas etapas de torrefação e moagem,  mas não sofre choque em água e na secagem como o café instantâneo. Neste sentido, você pode adquirir já moído, ou em grãos. 

 

Em função desta diferença na hora da produção, o café coado, ou em pó, apresenta aroma e sabor mais encorpados.  Também ainda preserva as propriedades nutricionais do grão, responsável pelos diversos benefícios do café para a saúde.

 

O café coado tem cerca de 20% menos cafeína que o instantâneo e, para ser realmente bom, precisa ter qualidade garantida. Assim, são classificados como café gourmet aqueles que atingem as melhores classificações na avaliação dos especialistas.

 

casal tomando café em pó ou solúvel

Café gourmet

 

Os apreciadores de café vem se deparando cada vez mais com tipos de café especiais, os cafés gourmet. Esses tais cafés têm conquistado os amantes da bebida e também as pessoas interessadas em novas experiências gastronômicas.

 

Este tipo de café é preparado através dos melhores grãos, plantados em solo especial e selecionados de forma diferente e específica.

 

A forma de torrefação do café gourmet segue etapas extremamente criteriosas que dão origem aos grãos ou pó. Mas ele se difere dos demais em características de aroma, sabor e propriedades nutricionais.  

 

Mãos colhendo grãos e mostrando a diferença entre café em pó ou solúvel

O importante é ter um café saboroso

Independente de qual tipo de café você escolha, sempre é importante escolher um café de qualidade. 

 

Neste sentido, tanto o café coado, como o instantâneo, passam por rígidos processos de fabricação e avaliação. E, para garantir uma experiência deliciosa, é preciso tomar alguns cuidados, como a temperatura da água utilizada no preparo e o tipo de coador, no caso do café em pó.

 

A temperatura da água deve estar em  90 graus e para ter um café saboroso, é importante jogar água quente no coador antes de colocar o pó de café. Assim, nada irá interferir no sabor e aroma da bebida.

 

Independente do seu tipo de café preferido, prepare seu café e continue acompanhando nosso blog para ter mais informações sobre esta bebida que é unanimidade no Brasil. 

 



CONTRATE AGORA