Varejo 4.0: quais as soluções tecnológicas que fazem as empresas surfarem a onda?
By Redação | Smart Café In Dicas e CuriosidadesO mundo está cada dia mais conectado. Isso define um novo perfil de cliente nos canais digitais e, como consequência, um novo comportamento de compra do consumidor. O novo consumidor se tornou muito mais exigente devido às facilidades e garantias que a tecnologia proporciona na hora de comprar. Ele vive buscando melhores experiências e dá muita preferência ao melhor atendimento quando interage com empresas e marcas.
Acompanhar essa demanda pela transformação digital é uma tarefa diária para quem quer manter uma vantagem competitiva. É por esse motivo que as empresas estão investindo pesadamente em soluções tecnológicas que melhoram os processos e auxiliam no aumento das vendas, não só no ambiente físico, mas também no digital. O varejo 4.0 se tornou uma realidade e os pontos de venda físicos aprenderam a se adaptar para melhor atender o consumidor omnichannel.
Hoje, quase ninguém precisa mais se deslocar ao comércio porque o comércio se desloca até você. Quando o fazem, é porque percebem que a experiência na loja oferece vantagens que agradam os clientes. Então, surge a pergunta: “Como estimular o público a se deslocar até seu ponto de venda? O que fazer para atrair novos clientes”?
A resposta é: utilizar a tecnologia ao seu favor.
Listamos algumas soluções tecnológicas que você pode adotar para atrair público e gerar vendas, e falamos um pouco das empresas que saíram na frente e já estão aderindo à nova realidade.
QUAIS AS VANTAGENS DE INVESTIR EM TECNOLOGIA?
Uma coisa é certa: o consumidor atual quer comprar produtos com preço justo e ter a melhor experiência de compra possível. Eles esperam que suas expectativas de qualidade dos serviços, produtos e entregas sejam atendidas. Devido a onda de digitalização gerada pela pandemia fica muito mais fácil comparar duas empresas e os serviços prestados por elas. Por isso, você não pode ficar pra trás de jeito nenhum.
Com a transformação digital, um novo formato surge no varejo: a loja física e virtual, que é um modelo híbrido. Esse espaço proporciona ao varejista planejar e preparar melhor a experiência de compra de seus clientes, aumentando a oferta de produtos complementares e a maneira como o processo de compra e venda é realizado. Ou seja, é dada ao cliente a possibilidade de acessar uma variedade formatos de compra, que pode começar via telefone e terminar com a retirada do produto realizada pelo aplicativo na loja.
Algumas marcas vem conquistando sucesso com esse formato, como a Amazon Go — que utiliza interfaces inteligentes e conferem autonomia aos clientes na hora de comprar; a rede de lojas Kate Spade — que montou um ponto de venda adicional às lojas como uma vitrine 24 horas de venda; uma rede do Carrefour em São Paulo — que utiliza um aplicativo que permite ao consumidor ler o código de barras dos produtos, criando uma cesta virtual para pagamento com cartão de crédito dentro do próprio aplicativo do mercado; ou mesmo a C&A, que lançou a coleção de verão 2019 por meio de um app desenvolvido pela marca, em que as pessoas foram convidadas a baixar ao apontar a câmera do celular para a vitrine (e assim também visualizaram possíveis combinações entre peças). Do mercado ao vestuário, um consumidor com um celular na mão, tem acesso a uma experiência de compra rápida e imediata.
QUAIS AS SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS UTILIZADAS NO VAREJO 4.0?
Diversas são as soluções que as marcas podem empregar para vender seus produtos.
– Pagamento Via QR Code
Através de um código e um celular, o cliente identifica detalhes do produto pesquisado, podendo receber relatórios, tabelas e opções de pagamento. Tudo integrado para dar mais autonomia ao cliente e agilizar o processo de compra.
– Uso de aplicativos inteligentes
Para facilitar a compra ou para consumir um conteúdo interativo e exclusivo da marca a respeito de um produto, conforme citado acima, nos casos feitos pelo Carrefour, e C&A, seja para a divulgação do lançamento de um novo produto ou para acesso exclusivo de alguma oferta, melhorando a interação com o cliente.
– Compras com a realidade virtual e aumentada
Já existem lojas de móveis, por exemplo, que usam esse recurso via aplicativo para ajudar o consumidor a ver se os móveis que ele deseja comprar são compatíveis com a sua casa. O setor de vestuário é outro que promete intensificar as experiências dos clientes com essa tecnologia. Com os provadores interativos, nos quais os clientes projetam no espelho acessórios em seu reflexo, eles podem visualizar e alterar cores, tamanhos e formatos de roupas que querem provar.
– Vitrine virtual
Uma loja que dispõe de uma tela digital em que as pessoas acessam com o celular os produtos disponíveis para compra;
– Ship-from-store
Um processo de atendimento que usa o estoque de sua loja física para atender aos pedidos realizados através de um canal virtual. É o “compre de casa e pegue na loja, com frete grátis”. Nesse modelo, o estoque das lojas é transformado em verdadeiros centros de distribuição, e as vantagens vão bem além da satisfação dos clientes.
– Sistema de self-checkout e serviço on demand
Com a retomada dos negócios, o autoatendimento pode ser uma ótima opção para o Varejo 4.0 que procura produtividade e agilidade.
Com pontos de vendas eletrônicos, a empresa automatiza grande parte da venda, já que os próprios clientes passam seus produtos no leitor de código de barras e finalizam suas compras sem a necessidade de um atendente, o que garante economia para os lojistas e agilidade para os clientes, melhorando a experiência de compra.
Segundo estudo da Croma Marketing Solutions, 60,4% dos consumidores pretendem usar muito o autoatendimento nos próximos anos, pois alguns dos fatores que mais devem influenciar as compras são a comodidade (apontada por 69% dos clientes entrevistados), o tempo (61%) e o atendimento em si (44%).
O VAREJO 4.0 É A APOSTA DO MOMENTO
Com a transformação digital e a conectividade fazendo parte da vida de todos, os setores estão se reinventando para adotar soluções tecnológicas que possam modificar os seus processos de compra e venda, e, assim, proporcionar ao consumidor uma experiência cada vez melhor.
O varejo 4.0 é uma tendência que se torna a cada dia mais presente nas organizações.
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