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Gestão de home office: 5 dicas para ser o gestor que a sua equipe merece

Com a pandemia, muitos gestores foram obrigados a aderir à flexibilidade e encontrar novos métodos para trabalhar. A gestão de home office se tornou o principal método de trabalho para o negócio seguir adiante. No entanto, muitos profissionais se sentem perdidos em como fazer de forma eficiente e que promova o melhor desempenhos de seus colaboradores.

 

Você sente dificuldade em saber como criar um grupo comprometido e unido quando todos estão em locais diferentes e construir uma cultura positiva de liderança e apoio a distância? Existem estratégias que auxiliam a realizar uma gestão de equipes eficiente. Confira neste artigo.

 

HOME OFFICE X PRODUTIVIDADE

 

O home office é uma expressão inglesa que define os trabalhos realizados de maneira independente, fora do escritório formal da empresa. É um modelo de trabalho que está em crescimento nos países por trazer rentabilidade às empresas, a redução de custos e o aumento da produtividade da equipe.

 

Segundo um estudo do FlexJobs, 76% dos trabalhadores norte-americanos preferem executar suas tarefas fora do escritório. Outra pesquisa, também informa que 86% dos colaboradores atingiram o máximo de produtividade quando trabalhavam sozinhos.

 

Mas o que ocasiona essa produtividade? Diversos fatores podem contribuir como:

 

  1. A diminuição do estresse causado pelo trânsito ao se deslocar para o escritório;
  2. A otimização do tempo e melhor organização das tarefas ao longo do dia;
  3. A flexibilidade do trabalhador ao estar focado na entrega das atividades, e não em cumprir um horário fixo pré estabelecido;
  4. A possibilidade de ter mais tempo para cuidar da saúde em casa;
  5. O fortalecimento da autonomia em suas funções do dia a dia

 

Trabalhar remotamente, também, aumenta a qualidade de vida do funcionário, o que reflete diretamente no seu trabalho. Mas para isso acontecer, o gestor deve confiar na sua equipe.

 

COMO FAZER UMA GESTÃO DE HOME OFFICE?

 

O gestor precisa delegar, planejar e demonstrar objetividade nas demandas. Se você está enfrentando dificuldades com a gestão a distância, confira 5 dicas para auxiliar na construção de um ambiente de trabalho produtivo:

 

#1 A comunicação é fundamental
Realize uma comunicação verdadeira e transparente que compartilhe a realidade e enfoque na missão e no propósito da empresa. Faça reuniões de planejamento semanais com o time e encontros diários para repassar as tarefas realizadas no dia, o chamado “daily” (nomenclatura nas metodologias ágeis de gestão de equipes), que mapeia o andamentos das atividades, e eventuais obstáculos para a execução destas.

#2 Incentive a autonomia de seus colaboradores
É o momento de se concentrar no resultado, e não em cada atividade específica ou no número de horas que o colaborador está trabalhando. Incitar a autonomia no trabalho promove o desenvolvimento do profissional e tornam os colaboradores mais responsáveis.

 

#3 Realize feedbacks
O feedback é uma ferramenta importante no processo de integração entre líder e o colaborador, pois permite criar uma relação de confiança alinhada ao desenvolvimento profissional e os objetivos da empresa. Apresente os resultados esperados, defina responsabilidades e os prazos, deixando o funcionário próximo a cultura organizacional da empresa.

 

#4 A pausa é essencial para o engajamento
Para a motivação dos colaboradores e o desempenho no trabalho é importante promover pausas para o café. Faça videoconferências durante os intervalos, estimulando a interação entre a equipe, e utilize esse momento como uma oportunidade de conhecer mais de cada um. Um estudo da Breaking Barriers 2020 sobre o futuro do trabalho, mostra que 86% dos trabalhadores acham importante a interação pessoal.

 

#5 A inteligência emocional é o mantra para bons resultados
A inteligência emocional está entre as habilidades mais buscadas pelos colaboradores, pois as emoções refletem em todos os âmbitos da nossa vida, principalmente no trabalho. O gestor deve promover seu autoconhecimento e amadurecimento emocional para incentivar sua equipe e impactar positivamente os resultados das organizações. Desenvolver essa competência permite lidar melhor com situações adversas e reagir bem a situações de pressão.

 

Há uma tendência de que mais empresas brasileiras adotem o home office após a pandemia e que muitas delas adotem o modelo híbrido no próximo ano, como aconteceu na China. Estudos apontam que pelo menos 30% assumirão de forma permanente essa modalidade.

 

Quem utiliza desse modelo de trabalho ganha vantagem competitiva, conquista a produtividade e satisfação dos funcionários. Quer fazer a gestão de home office funcionar? Promova a comunicação, o engajamento e a saúde do trabalhador. Ao investir nesses fatores, você contribuirá para a construção de um profissional de referência e qualidade que coopera com o bem-estar das equipe remotas.

 



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