Como a produtividade no trabalho pode ser influenciada com o uso da Inteligência Artificial (AI)?
By Redação | Smart Café In CorporativoCom o avanço das tecnologias, o mundo está se transformando para adequar a evolução das máquinas ao nosso dia a dia. Sabe aqueles filmes antigos em que o homem e um robô trabalham juntos? A inteligência artificial está entrando no mercado e automatizando o trabalho do homem com os equipamentos de tecnologia.
Mas o que é a Inteligência Artificial?
É um ramo da ciência da computação que utiliza dispositivos e máquinas para perceber, raciocinar, solucionar e tomar decisões para as pessoas. Em outras palavras, é uma área com alta tecnologia que realiza as tarefas e serviços de forma operacional.
Segundo a consultoria McKinsey cerca de 800 milhões de trabalhadores em todo o mundo poderão ser afetados pela automatização até 2030 e, com isso, devem se adaptar a novas funções.
A AI já está sendo utilizada e muitas das vezes você nem percebe, como na publicidade, por exemplo. As ferramentas de buscas do Google utilizam um sistema de inteligência artificial denominado RankBrain para entender melhor o que os usuários estão tentando localizar em suas procuras; o marketing programado utilizado na criação de campanhas; até o próprio perfil do consumidor, uma vez criado a partir dos cruzamento de informações contidos no banco de dados do sistema.
Há empresas que já utilizam dessa ferramenta, seja por reconhecimento de voz, jogos, aplicativos, dispositivos para identificação de escrita à mão e robôs auxiliares, além de uso de assistentes virtuais para atendimento do usuário.
Um exemplo disso é o banco Bradesco que disponibiliza aos clientes a BIA, uma inteligência artificial que oferece atendimento imediato às demandas dos usuários, para solucionar dúvidas ou problemas comuns.
Então, como fica o mercado de trabalho para as pessoas?
Prevê-se uma oferta de trabalho contínua para as pessoas, com a ressalva de serem setores diferentes e voltados ao mundo tecnológico. No futuro automatizado, funções como gerenciar pessoas, o relacionamento interpessoal, habilidades sociais e emocionais, raciocínio lógico e criatividade estarão com maior demanda.
Além disso, haverá um maior uso de técnicos para manusearem as máquinas ou até consertá-las. Você apenas terá que se adaptar a essa evolução causada pela automatização do trabalho.
Agora fica a pergunta: quais seriam as vantagens de utilizar AI nas empresas? Alguns dos exemplos: uma melhor dinâmica de trabalho; uma padronização nos processos; melhor qualidade de trabalho, com a substituição da mão-de-obra ; maior crescimento econômico, por meio do aumento da produtividade e da qualidade que ocasionam num desenvolvimento da empresa; redução de chance de erro nos processos; e uma melhoria no relacionamento com o cliente, uma vez que possibilita soluções rápidas.
Um relatório da empresa Accenture, afirma que a adoção da tecnologia da AI nas empresas pode aumentar a produtividade do trabalho em até 40%. Há uma estimativa que até 2035, o crescimento econômico anual de muitos países desenvolvidos possa ser duplicado.
Como fazer uso inteligência artificial a partir daqui?
Reinvente-se para atribuir essa mudança a seu favor, pois as empresas que não se atualizarem perderão o mercado à frente de uma concorrência cada vez mais competitiva. A partir disso, algumas dicas podem ajudar.
Primeiramente, adote essas tecnologias, mas também aborde as transições e desafios da força de trabalho que elas trazem. Assim como fornecer treinamento profissional e permitir que sua equipe aprenda novas habilidades comercializáveis para garantir maior fluidez no mercado de trabalho.
Mesmo as máquinas têm suas limitações e é nesse momento que a força de trabalho humana continua e não perde seu lugar. As máquinas têm problemas, por exemplo, com a catalogação de dados: elas dão o resultado, chegam onde queremos, mas não explicam o processo ou o trajeto. Por isso, é importante as pessoas entenderem como fazer bom uso das máquinas.
Assim, você pode se preparar para essa automatização do trabalho a partir de três pilares:
#1 Capacidade técnica
Entender como as máquinas funcionam, ou seja, o gestor terá a função de capacitar seus funcionários e ensiná-los a utilizar os novos sistemas e softwares. Adote uma cultura de inovação. Você pode reunir sua equipe, identificar as fraquezas e criar soluções para elas a partir da tecnologia.
Faça breaks e intervalos no trabalho para cultivar um ambiente em que os colaboradores se sintam à vontade para trocar informações entre si e passar para os outros o que aprenderam de novo, realizar um brainstorming interno. Uma opção seria a instalação de ambientes como o Micro Market.
#2 Disciplina de dados
Aprender a analisar e interpretar informações geradas por máquinas, tomando cuidado para não se tornar refém da máquina e de seu volume de informações. Faça um entendimento em equipe das informações contidas nesses sistemas de automação, compartilhando os dados. Faça um engajamento de sua equipe e a incentive usar esses dados, treinando-as para um futuro.
#3 Disciplina humana
As capacidades essencialmente humanas que as máquinas não são capazes de imitar, ou seja, habilidades que somente os seres humanos possuem (life-skills), como a criatividade, a empatia e a capacidade de encontrar soluções tirando informações de um contexto conhecido e aplicando em outro contexto com o qual não tem necessariamente conexão.
E aí? Como está sua preparação?
Agora que você percebeu como a Inteligência Artificial pode trazer melhorias para a estratégia dos trabalhos, perceba quais aspectos pode mudar e proporcionar uma maior produtividade de trabalho em conjunto com a inteligência artificial.
Lembre-se de sempre planejar essa gestão de mudanças de forma que proporcione benefícios para toda a equipe. Com os “breaks” no trabalho você consegue alinhar essas demandas e trazer um momento de clareamento das ideias.
Empresas que optam pela promoção do bem-estar em ambientes de convivência têm maiores vantagens em conquistar seus objetivos e maior produtividade no trabalho. A SmartCafé oferece o Micro Market, um espaço de trocas em que você encontra bebidas, snacks e alimentos, influenciando essa integração na equipe.