Blog

Como o açúcar pode influenciar no sabor do café?

Quem não gosta de tomar um café, independente da hora do dia? Você sabia que o açúcar pode influenciar no sabor do café? Então, você costuma tomar com ou sem açúcar?

Muitas pessoas acham que tomar café sem açúcar é muito amargo e, sem adoçar, ele fica intragável. Mas muito disso está ligado aos costumes que trouxemos e também à baixa qualidade do café, onde se perdem as notas de sabor doce. 

Quem nunca falou que o melhor do café é o aroma que se espalha no momento em que está sendo passado? O açúcar no café mascara e altera seu sabor original, que é tão caprichosamente cuidado, processado, torrado e extraído. 

As pessoas costumam colocar uma quantidade excessiva de açúcar no café porque não são sensíveis à doçura que o produto oferece de forma natural. Isso só vai passar a ser sentido quando, com o tempo, elas forem diminuindo a quantidade de açúcar na bebida, até passarem a bebê-la sem açúcar. Aí, então, poderão perceber o verdadeiro sabor do café, que não precisa ser adoçado para ficar saboroso.

 

Aprenda a treinar o seu paladar

Estamos tão acostumados ao excesso do uso de açúcar nos alimentos, que sentimos a mesma necessidade no consumo do café. Os alimentos processados vem com grande quantidade de açúcar, e usamos tal medida como parâmetro para os demais produtos. Por causa disso, não temos uma medida adequada para a quantidade de açúcar que devemos usar. Por isso, estranhamos se não usarmos a mesma quantidade de açúcar que nos acostumamos nos processados. 

Uma das maneiras de aprender a sentir o real sabor de alimentos e bebidas, é apreciar o que a natureza oferece, como no café, no leite e nas frutas. Agindo assim, você vai perceber como pode reduzir sensivelmente a quantidade de açúcar consumido.

Começe a consumir o café, reduzindo gradativamente a quantidade de açúcar, até conseguir tomar a bebida sem açúcar. Ao beber um café especial, bem preparado, é possível sentir aromas e sabores sutis, e entender que é possível apreciar a bebida por si só. 

 

O fruto do café tem açúcar?

O pé de café gera frutos, ou seja, as flores se transformam em pequenas frutas parecidas com cereja que, curiosamente, são ricas em açúcar. 

O açúcar nas frutas está presente desde sua formação, portanto acompanham o desenvolvimento do fruto desde o início, até sua maturação. 

O hábito de adoçar o café é histórico. Há séculos, tanto o café quanto o açúcar eram considerados artigos de luxo. Somente a classe mais abonada tinha acesso. Quando de sua popularização, os métodos de plantação e cultivo dos grãos passaram a serem feitos sem muito cuidado ou preocupação com a qualidade. Uma das maneiras encontradas para se disfarçar, ou mascarar, a falta de qualidade foi a torra forte dos grãos de café, deixando assim a bebida com gosto amargo e uma acidez acima do ponto. 

Por causa disso, a única maneira que a população conseguia tomar a bebida era com açúcar, hábito que se segue até hoje.

 

Devo adoçar os cafés especiais?

Os cafés que mantêm suas propriedades naturais, com uma torra dentro da aceitação, não deixam o produto amargo. Por isso, não há necessidade de se adicionar açúcar. 

A questão é mais ligada ao hábito. Por isso, paulatinamente, você pode ir se acostumando a sentir o real sabor do café, até que não sinta mais necessidade de adoçar. 

É uma questão de gosto e de educar as papilas gustativas para poder apreciar as sutilezas e as nuances de sabor que essa bebida tão rica pode proporcionar.

 

Posso adicionar especiarias no café?

Existem outras maneiras de deixar o café mais doce e saboroso. Com muita criatividade e estudos, os cafés foram sendo incrementados e, atualmente, várias combinações são feitas com a bebida, seja ela quente ou gelada. 

Veja algumas especiarias que são usadas no café:

 

Açúcar de baunilha

Esta é uma combinação bem popular. Introduzir açúcar de baunilha no café, após o preparo e em pequenas doses, realça o sabor e o aroma da bebida.

 

Canela

Esta é tradicionalmente conhecida como companheira do café. Uma pitada de canela é capaz de agradar diferentes paladares, seja no café quente ou gelado. Além de exalar um perfume especial, ainda potencializa as propriedades da bebida, com efeitos termogênicos que aceleram o metabolismo.

 

Chocolate

Deixar cair raspas ou um pedaço de chocolate meio amargo na xícara de café é, também, mais uma maneira maravilhosa de saborear a bebida. Assim como a canela, o chocolate potencializa o aroma e deixa seu sabor ainda mais especial.

 

Cravo

Esta é uma especiaria bastante conhecida no Brasil. Muito utilizada para preparar diversos alimentos, também se tornou um ingrediente importante na preparação de cafés. Salpicado sobre o chantilly ou mesmo no café puro, com ou sem canela, seu uso proporciona um sabor e aroma bem peculiares.

 

E então, gostou deste conteúdo? Vamos começar a tomar café sem açúcar para sentir e degustar suas propriedades naturais?

Continue acompanhando nosso blog e saiba mais.



CONTRATE AGORA